Giro UOL: com Lula, Dilma vira '1ª ex-presidente em exercício', diz Josias

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

Lula na Casa Civil

Investigado na Lava Jato, o ex-presidente Lula aceitou o convite de Dilma Rousseff e vai comandar a Casa Civil.

Para assumir o ministério, o petista impôs como condição autonomia na articulação política e mudanças na economia para garantir a retomada do crescimento.

O acerto foi fechado hoje em reunião no Palácio da Alvorada. Jacques Wagner deixa o comando da pasta e vai ser chefe de gabinete de Dilma.

Leia mais

 

Repercussão

E logo depois da notícia de Lula como novo ministro da Casa Civil, a oposição já anunciou que vai à Justiça para barrar a posse do ex-presidente.

Para os oposicionistas, a nomeação de Lula vai atrapalhar as investigações da operação Lava Jato e interferir nas ações do Judiciário. Para Álvaro Dias, líder do PV no Senado, a motivação do governo é "revestir o ex-presidente com foro privilegiado".

Leia mais

 

Opinião Josias de Souza: "Quem manda agora é Lula"

Para o jornalista Josias de Souza, blogueiro do UOL, a chegada de Lula ao governo faz com que Dilma Rousseff seja a "primeira presidente da história do Brasil a se converter em ex-presidente ainda em exercício".

"Quem manda agora é Lula", avalia Josias. O jornalista ainda explica que o ex-presidente vai levar para dentro do Planalto todo o peso que carrega por conta das investigações da operação Lava Jato.

Para ele, a estratégia de trazer o ex-presidente para um ministério não vai enfraquecer as apurações sobre corrupção. "O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, disse que o tribunal vai reconhecer a nova condição de Lula e subir os processos para a última instância", diz o jornalista.


Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos