Giro UOL especial: governo vai abrir guerra contra Judiciário, diz analista

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Fernando Rodrigues, analista político do UOL, afirma que o governo Dilma, com a entrada de Lula no governo, abre guerra contra decisões que considera equivocadas do poder judiciário. Para ele, se Lula vencer a disputa de liminares que se inicia para suspender a posse como ministro-chefe da Casa Civil, o Planalto vai atuar de maneira robusta para tentar conter Lava Jato.

Rodrigues ainda avalia que a entrada de Lula no governo, nessas circunstâncias, é mais um problema do que uma solução para a crise política.

 

Posse de Lula é suspensa

O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto concedeu liminar em despacho que suspende a nomeação de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. A decisão aceita denúncia em ação popular protocolada na vara federal do Distrito Federal contra o governo federal

No despacho, o juiz Catta Preta informa que a criação do cargo de ministro-chefe de Gabinete Civil é uma irregularidade por parte da presidente Dilma Rousseff. Ele entendeu que há indícios de crime de responsabilidade na nomeação de Lula na medida em que ela teria o objetivo de garantir foro privilegiado ao ex-presidente que é investigado pela operação Lava Jato e pelo Ministério Público de São Paulo.

Leia mais

 

Deputado é expulso de evento

A cerimônia de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil, no Palácio do Planalto, em Brasília, teve uma confusão logo no início. Depois da assinatura do termo de posse e de a presidente Dilma Rousseff (PT) iniciar o discurso dizendo 'bom dia', o deputado federal Major Olimpio (SD-SP), da oposição, gritou 'vergonha'.

Políticos presentes se revoltaram e responderam com o grito de 'não vai ter golpe'. Olimpio foi retirado do local por seguranças.

Leia mais

 

Brasil dividido

Manifestantes pró e contra o governo Dilma Rousseff (PT) entram em confronto em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, durante a posse do ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil.

A cavalaria chegou a avançar sobre os manifestantes com spray de pimenta, tentando dispersar o tumulto. Um grupo contra o governo ameaçou invadir o Palácio do Planalto. 

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos