Giro UOL traz os destaques da noite desta quinta, 17/03, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

Crise política

O juiz federal Itagiba Catta Preta concedeu uma liminar que suspendeu a posse de Lula logo depois de ser apresentado pela presidente Dilma como novo ministro-chefe da Casa Civil.

A decisão aceita denúncia de uma ação popular contra o governo federal. O ex-ministro Gilberto Carvalho disse que o governo vai recorrer da decisão e que a oposição teve uma reação "raivosa" porque se viu  "pega de surpresa".

Leia mais

 

Ações contra posse de Lula

O Supremo Tribunal Federal recebeu dez ações que tentam impedir Lula de assumir cargos no governo Dilma. Seis delas estão em posse do ministro Gilmar Mendes. A maioria das ações é de partidos da oposição, além de cidadãos.

Não existe prazo para que os ministros do STF decidam sobre os pedidos.

Leia mais

 

Tensão em cerimônia com novos ministros

A cerimônia de posse dos novos ministros em Brasília foi marcada por manifestações contrárias e de apoio ao governo. A presidente Dilma ergueu o termo de posse que foi assinado um dia antes por Lula e disse que o documento não era válido sem a assinatura dela.

No início do evento o deputado Major Olímpio (SD-SP) gritou "vergonha" e foi retirado do local. Os políticos presentes se revoltaram e responderam com o grito de "não vai ter golpe". Dilma ainda fez críticas à divulgação dos áudios do ex-presidente pelo juiz Moro.

Leia mais

 

Protesto pró e contra no país

Manifestantes pró e contra o governo Dilma entraram em confronto em frente ao Palácio do Planalto durante a posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil. Um grupo contrário ao governo tentou invadir o local, mas foi contido pela cavalaria da Polícia Militar.

Em São Paulo, um grupo chegou a fechar a avenida Paulista, na região central da cidade. Presente no local, o secretário de Segurança Pública do Estado Alexandre de Moraes foi hostilizado.

Leia mais

 

Áudios revelados

O juiz Sergio Moro, da Lava Jato, defendeu a legalidade da gravação da conversa entre Dilma e Lula depois da ordem de interromper as escutas telefônicas contra o petista. Moro explica que o processo da investigação contra Lula não vai mudar já que o grampo foi feito sobre o "investigado e não a autoridade".

O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, disse que Moro pode ter cometido crime ao tornar público o áudio e que vai investigar os grampos "doa a quem doer".

Leia mais

 

Gravação divide analistas

Especialistas em direito divergem sobre as gravações da conversa entre Lula e Dilma divulgadas pelo juiz Sergio Moro, da Lava Jato.

Por um lado, parte deles considera que existem elementos que configuram um crime de responsabilidade cometido pela presidente. Por outro, alguns questionam a legalidade das gravações e pedem cautela.

Leia mais

 

Comissão do impeachment

Em sessão marcada por palavras de ordem a favor e contra Dilma, a Câmara aprovou, por 433 votos a favor e 1 contra, a criação da comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment da presidente, que foi aceito pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Depois de instalada a comissão, Dilma deve apresentar a defesa, que será analisada pelos parlamentares. Só então vai ser decidido se o processo de afastamento deve ou não ser instaurado na Câmara.

Leia mais

 

Bovespa dispara, e dólar recua

A Bolsa disparou e fechou em alta de 6,6%, com 50.913,79 pontos. Essa foi a maior alta percentual diária em sete anos, desde 2 de janeiro de 2009. O dia foi marcado, de novo, pelo noticiário político, com a suspensão da posse do ex-presidente Lula da Silva como ministro da Casa Civil.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 2,29%, para R$ 3,653. É a maior queda percentual diária desde 3 de novembro de 2015.

Leia mais
 

 

Em lados opostos na TV

Na disputa pela transmissão de jogos em TV fechada, o Grêmio optou pela renovação com a Globo. O novo vínculo vai de 2019 a 2024. Os valores de luvas do contrato chegam a R$ 100 milhões. Arquirrival do Grêmio, o Internacional preferiu assinar com o Esporte Interativo.

Leia mais

 

Retorno próximo

E no Corinthians, a boa notícia ficou por conta de Elias, que já correu hoje pela manhã no gramado do CT Joaquim Grava. O volante se recupera de uma lesão na perna e deve voltar aos treinos em duas semanas.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos