Giro UOL traz os destaques da manhã desta sexta, 18/03, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

Manifestação na avenida Paulista

O dia de hoje promete ser complicado aqui em São Paulo. Um ato em defesa da presidente Dilma Rousseff na avenida Paulista pode reunir quase 150 mil manifestantes. É o que indica os organizadores do protesto.

Próximo ao local marcado para o evento estão acampados manifestantes a favor do impeachment. Ninguém foi retirado pela Polícia Militar.

Nos bastidores, integrantes do governo de Alckmin admitem "dois pesos e duas medidas" em relação aos protestos.

Leia mais

 

Confronto durante os atos

E ontem, milhares de manifestantes foram às ruas para pedir a renúncia ou o impeachment de Dilma e rejeitar a nomeação de Lula como ministro-chefe da Casa Civil.

Além de São Paulo, foram registrados protestos em Belo Horizonte, Curitiba e em Vitória. Em Brasília, a polícia usou bombas para dispersar a multidão em frente ao Palácio do Planalto.

Nas redes sociais, a discussão entre manifestantes colocou o tópico #QuedaDoPlanalto como o assunto mais comentado do Twitter em todo mundo por volta do meio-dia desta quinta.


Leia mais

 

Lula pede justiça

"Justiça, simplesmente justiça". Foi o que pediu Lula em carta aberta divulgada ontem à noite. Nela o ex-presidente se defende das acusações e comenta as conversas grampeadas pela Polícia Federal e divulgadas pelo juiz Sergio Moro.

Lula afirma que "sob o manto de processos, foram praticados atos injustificáveis de violência" contra ele e a família. O petista também diz não se conformar que "o juízo personalíssimo de valores se sobreponha ao direito".

Leia mais

 

Sergio Moro faz apelo

Sergio Moro fez um apelo aos manifestantes e pediu que os atos realizados sobre a Lava Jato sejam pacíficos. O juiz, que cuida dos processos da operação, disse que as divergências de crenças não "tornam as pessoas inimigas".

Moro também criticou a falta de iniciativa política para combater a corrupção e afirmou que se o problema não for enfrentado e eliminado agora, pode voltar com mais força.

Leia mais

 

Comissão do impeachment

O deputado Jovair Arantes (GO), líder do PTB na Câmara, vai ser o relator do processo de impeachment contra Dilma Rousseff na comissão especial formada na tarde de ontem. Rogério Rosso (DF), líder do PSD, vai ser o presidente.

Os dois deputados escolhidos são bem próximos do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ontem, o relator afirmou que "não vai arbitrar um jogo Dilma x Cunha" e que não se sente constrangido por ser próximo do presidente da Câmara.

Entre os integrantes da comissão, quatro são investigados na operação Lava Jato; um é do PT e os outros três do PP.

Leia mais

 

Publicado no Diário Oficial

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que aumenta o Imposto de Renda sobre o ganho de capital, que incide sobre o lucro que as pessoas têm na venda de bens e direitos, como imóveis.

A medida já vale desde ontem, dia em que foi publicada no Diário Oficial da União. A proposta estabelece, por exemplo, uma taxa de 15% para lucros de até R$ 5 milhões, e de 22,5% para ganhos acima de R$ 30 milhões.

Leia mais

 

Complicou

O Palmeiras perdeu, de novo, para o Nacional, agora no Uruguai, e comprometeu as chances de classificação para a próxima fase da Libertadores. López fez o gol dos anfitriões.

O time brasileiro caiu para o terceiro lugar do Grupo 2, com quatro pontos. O Nacional agora lidera com oito, e o Rosario Central é o segundo, com sete. Faltam dois jogos na chave para o fim da fase e só as duas melhores equipes avançam para o mata-mata do torneio.

Leia mais

 

Shows no Brasil

E a banda Iron Maiden abriu ontem a turnê pelo Brasil com um show na HSBC Arena, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A turnê da banda no país ainda vai passar por Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e São Paulo. 

Outro grupo que tocou no país foi o Maroon 5. A banda tocou em São Paulo, no Allianz Parque, para um público de 45 mil pessoas.

Leia mais

 

 

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos