Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 21/03, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Governo quer novo nome para a PF 

O governo vai buscar um novo nome para assumir a diretoria-geral da Polícia Federal em até 30 dias.

O atual diretor, Leandro Daiello, no cargo desde 2011, perdeu a confiança do Planalto depois do episódio da gravação telefônica, feita pela PF com autorização do juiz Sergio Moro, entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff.

Leia mais

 

Lula, ministro informal 

Mesmo impedido de assumir um posto no governo, o ex-presidente Lula foi escalado por Dilma Rousseff para exercer informalmente, a partir de hoje, a articulação política do Planalto.

Lula chega a Brasília para traçar uma estratégia que impeça o rompimento do PMDB com o governo federal. A cúpula do partido marcou para o dia 29 de março uma reunião para decidir sobre o tema.

Leia mais

 

Habeas corpus    

Os advogados de Lula pediram habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão de Gilmar Mendes, ministro da corte, que suspendeu a nomeação do ex-presidente para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil.

Mendes também determinou o retorno das ações e dos inquéritos contra Lula ao juiz Sérgio Moro. A defesa do ex-presidente diz que a decisão invade as competências do ministro Teori Zavascki, responsável pelo caso Lava Jato no Supremo.

Leia mais

 

Tramitação do Impeachment 

A Comissão do impeachment se reúne hoje na Câmara dos Deputados para definir o cronograma de trabalho do processo de afastamento de Dilma Rousseff.

O prazo de dez sessões no plenário para apresentação de defesa da presidente já começou na última sexta-feira.

Leia mais

 

Pacote contra crise 

Encurralado pela crise, o governo Dilma cogita lançar um pacote de estímulo à economia. A presidente disse a petistas que pretende apresentar um conjunto de medidas para melhorar o ambiente de negócios e ampliar a circulação de crédito no mercado.

O Planalto corre atrás de 'fatos novos' para reduzir a adesão ao processo de impeachment.

Leia mais

 

Doria candidato

O empresário Joao Doria foi confirmado como candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano.

Doria era o único candidato da eleição prévia do partido depois da desistência do vereador Andrea Matarazzo, que decidiu sair do PSDB.

Leia mais

 

Obama em Cuba 

O presidente dos EUA, Barack Obama, desembarcou em Cuba neste domingo. Esta é a primeira visita de um presidente americano à ilha desde 1928.

A agenda oficial de Obama começa hoje (segunda-feira) com uma reunião com o presidente cubano Raúl Castro. Na terça, o presidente americano vai fazer um discurso em que falará diretamente ao povo cubano.

Leia mais

 

Futebol 

Flamengo e Fluminense jogaram no Pacaembu depois de 74 anos e decepcionaram a torcida. O clássico, válido pelo Campeonato Carioca, terminou empatado em 0 a 0, mesmo placar do último Fla-Flu no estádio, em 1942.

Pelo Campeonato Paulista, o Palmeiras perdeu por 2 a 1 para o Audax, mas manteve a liderança do Grupo B. O São Paulo enfrentou o Ituano e empatou por 1 a 1. Já o Santos não saiu do zero contra o Rio Claro no interior paulista.

Leia mais

 

Musical cancelado 

O musical Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos foi cancelado neste fim de semana depois do ator e co-diretor Cláudio Botelho sugerir a prisão de Lula e chamar a presidente Dilma Rousseff de 'ladra'.

A plateia que assistia ao espetáculo no teatro SESC Palladium, em Belo Horizonte, respondeu com gritos, vaias e com o coro 'Não vai ter golpe', que tem sido ouvido nas manifestações pró-governo. Cláudio Botelho tentou continuar a encenação, mas a plateia não se calou.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos