Giro UOL traz os destaques da noite desta segunda, 21/03, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

'De mão em mão'

A ministra Rosa Weber, do STF, vai ser a relatora do pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula sobre a decisão do ministro Gilmar Mendes de anular a posse do petista como ministro-chefe da Casa Civil.

O também ministro do Supremo Edson Fachin, originalmente escolhido para a tarefa, se disse impedido de assumir o pedido. Ele é padrinho de uma filha de um dos advogados que moveu o processo a favor do ex-presidente.

Leia mais

 

Lava Jato em Lisboa

A força-tarefa da operação Lava Jato prendeu na manhã de hoje o operador Raul Schmidt Felippe Junior, em Lisboa, Portugal. Esta é a primeira prisão no exterior de um acusado do esquema de corrupção na Petrobras.

Investigado por suspeita de pagamento de propina aos ex-diretores da estatal Renato Duque, Jorge Zelada e Nestor Cerveró, Raul também foi alvo de busca e apreensão. Os três ex-diretores continuam presos.

Leia mais

 

Temer nega pensar na Presidência

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), divulgou nota negando a discussão de cenários sobre uma eventual administração, no caso de haver impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Neste domingo, a Folha mostrou que o vice já fala com a cúpula da oposição sobre uma lista de propostas que deverão constar de um programa de governo liderado por ele.

Leia mais

 

Notícias do Planalto vai virar filme

O livro Notícias do Planalto, de Mario Sergio Conti, que relata os bastidores de como a imprensa cobriu a queda de Fernando Collor da Presidência da República, vai virar filme.

As filmagens começam no primeiro semestre de 2017. O diretor e o elenco do longa ainda vão ser definidos.

Leia mais

 

Altas no mercado financeiro

O Ibovespa fechou em alta de 0,7% hoje, com 51.171,55 pontos, o maior nível de fechamento desde 21 de julho de 2015. O desempenho foi puxado pelas ações de bancos e por rumores de que o ex-presidente Lula pode desistir de assumir a Casa Civil.

Já o dólar subiu 0,8% e fechou em R$ 3,61. A alta não foi menor porque o Banco Central fez uma operação que não era usada há três anos, o chamado "leilão de swaps cambiais reversos", contratos equivalentes à compra futura de dólares.

Leia mais

 

Inflação e PIB menores

Os economistas do mercado financeiro baixaram a estimativa de inflação para este ano pela segunda semana seguida, de 7,46% para 7,43%. Os dados são do Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central.

Para o PIB de 2016, a nova previsão é de contração de 3,60%, contra uma retração de 3,54% estimada no boletim anterior. Foi a nona piora seguida do indicador.

Leia mais

 

O novo iPhone

A Apple lançou hoje em São Francisco (EUA) o iPhone SE, que marca da volta da gigante da tecnologia às telas de quatro polegadas. Os últimos smartphones da empresa americana com esse tipo de tela foram o 5S e o 5C, de 2013.

O iPhone SE é também o celular mais barato lançado pela Apple. O custo de venda nos EUA parte de US$ 399, para o modelo com 16 GB. O novo smartphone chega às lojas do país em 31 de março e ainda não existe previsão de chegada ao Brasil.

Leia mais

 

Obama em Cuba

Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, se reuniram hoje no simbólico Palácio da Revolução, em Havana. Obama realiza uma visita de três dias ao país caribenho.

No encontro, Castro pediu a Obama o fim do embargo econômico a Cuba e a devolução do território ocupado pela base de Guantánamo, que mantêm presos suspeitos de atentados terroristas contra os EUA.

Leia mais

 

Atentados em Paris

O último cúmplice dos comandos que cometeram os atentados terroristas de Paris em novembro do ano passado foi identificado como Najim Laachraoui, de 24 anos, anunciou a procuradoria federal belga.

O DNA de Laachraoui foi encontrado no material explosivo utilizado nos ataques que deixaram 130 mortos em 13 de novembro, informou uma fonte ligada às investigações francesas.

Leia mais

 

Todos contra o Aedes

O duelo entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo vai ter um fato inusitado. A CBF informou que vão ser distribuídos cerca de 100 mil sachês de repelente aos torcedores na hora do jogo, marcado para a próxima sexta-feira, às 21h45, na Arena Pernambuco.

De acordo com a Cimed, patrocinadora da seleção e que distribuirá os produtos, a ação é uma campanha de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, da zika e da chikungunya.

Leia mais

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos