Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 29/03, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

A saída do PMDB

Dois dos "caciques do PMDB", Michel Temer e Renan Calheiros disseram que o partido vai oficializar hoje a saída do governo. O PMDB ainda deve aprovar o prazo de até 12 de abril para que os sete ministros da sigla deixem os cargos.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, foi o primeiro a pedir demissão do governo de Dilma na noite de ontem. O parlamentar redigiu uma carta comunicando à presidente da decisão.

Leia mais

 

Dança das cadeiras na Esplanada

Dos sete ministros do PMDB no governo, três resistem à ideia de deixar os cargos. Marcelo Castro, da Saúde, Celso Pansera, da Ciência e Tecnologia, e Kátia Abreu, da Agricultura, querem permanecer e podem ser expulsos do partido.

Por outro lado, outros três já mostram que vão pedir para sair: Eduardo Braga, de Minas e Energia, Helder Barbalho, de Portos, e Mauro Lopes, da Aviação Civil. Lopes, por exemplo, tomou posse faz apenas 12 dias.

Leia mais

 

Ministro, mas sem foro

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que não vê nenhum problema do ex-presidente Lula assumir o cargo de ministro da Casa Civil, desde que seja sem o foro privilegiado, mesmo que ele tenha direito.

Janot enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal e também defendeu que as investigações e possíveis ações penais contra Lula continuem na primeira instância.

Leia mais

 

Delação fatiada

O ministro do Supremo Teori Zavascki autorizou a distribuição da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) em 19 novas petições.

A partir de agora, a Procuradoria-Geral da República vai analisar quais os fatos denunciados por Delcídio têm indícios de crime. Se tiverem, são feitos pedidos de abertura de inquérito.

Leia mais

 

Projetos suspensos e cancelados

Desde o início da operação Lava Jato, a Petrobras já cortou 170 mil funcionários. Esse número representa 61% da equipe atual, que em fevereiro era de 276.600 trabalhadores.

Os dados foram compilados pela Folha de S.Paulo. Em nota, a estatal informou que está "reduzindo investimento e gasto operacional" e isso afeta a contração de empregados.

Leia mais

 

H1N1 atinge 11 Estados

A gripe H1N1 já atinge 11 Estados e o Distrito Federal, totalizando 305 casos no país. É o que indica o Ministério da Saúde. Até o dia 19 de março, pelo menos 46 mortes foram causadas pela doença.

O total de casos e mortes no primeiro trimestre de 2016 no Brasil já é maior do que todos os registros em 2015, quando 141 pessoas tiveram a doença e 36 morreram.

Leia mais

 

Casos de dengue recuam em São Paulo

O número dos casos confirmados de dengue entre janeiro e fevereiro deste ano na cidade de São Paulo caiu 48% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar da redução, a doença ainda preocupa os profissionais de saúde porque março e abril são historicamente os meses que mais concentram casos de dengue no ano. As regiões leste e sudeste da cidade são as que registram maior incidência da doença.

Leia mais

 

Pelo menos 80 pessoas a bordo

Um avião com pelo menos 80 pessoas a bordo foi sequestrado ontem e, depois de ter sido desviado da rota, aterrissou em uma ilha do Chipre, no mar Mediterrâneo. O voo tinha como destino Cairo, no Egito.

Os passageiros foram libertados, mas quatro estrangeiros e a tripulação continuam no avião. A imprensa local ainda não tem mais informações sobre o sequestrador, mas ele seria um homem que teria a intenção de pedir asilo no Chipre.

Leia mais

 

Cinema

A nova comédia romântica do cineasta Woody Allen vai abrir o 69° Festival de Cannes. O anúncio foi feito hoje pelos organizadores do evento.

O longa, Café Society, tem a participação de Kristen Stewart, Steve Carell e Jesse Eisenberg. A história é sobre um jovem que chega a Hollywood na década de 1930 para trabalhar com cinema e acaba se apaixonando por uma atraente garota.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos