Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 04/04, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

A defesa de Dilma 

A presidente Dilma Rousseff apresenta hoje a defesa à comissão especial da Câmara que analisa o pedido de impeachment contra ela. A previsão é que o processo de afastamento comece a ser apreciado pelo plenário da Casa no dia 15 deste mês.

José Eduardo Cardozo, o advogado-geral da União, vai encaminhar a defesa por escrito e, às 17h30, faz a sustentação oral da defesa para os integrantes da comissão.

Leia mais

 

Lula avança sobre o 'baixo clero' 

Na luta para evitar o impeachment de Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula decidiu avançar sobre os parlamentares que compõem o chamado baixo clero ou que têm base eleitoral no interior do país, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste.

A investida é sobre deputados menos suscetíveis às pressões das grandes cidades, onde ecoa o movimento pelo impeachment. Na avaliação do governo, a bancada evangélica também não é tão sensível aos apelos de rua.

Leia mais

 

Panama Papers pode complicar mais políticos

Uma investigação feita a partir de documentos do escritório de advocacia Mossack Fonseca, no Panamá, revela a existência de offshores, empresas construídas no exterior, ligadas a políticos brasileiros e familiares.

Entre outros, aparecem vinculados a essas offshores o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, e o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, morto em 2014. As informações, chamadas de Panama Papers, foram compartilhadas por um consórcio de jornalistas de vários países, entre os quais, repórteres do portal UOL.

Leia mais

 

Escândalo também chega ao futebol 

A lista de offshores abertas pela Mossack Fonseca no Panamá também mostra como alguns dos maiores jogadores de futebol do passado e do presente movimentaram dinheiro no submundo da economia global.

Ao todo, são cerca de 20 importantes atletas, incluindo o argentino Lionel Messi e o francês Michel Platini, que se utilizaram de empresas no país, até então desconhecidas.

Leia mais

 

Lava Jato investiga deputado 

A Procuradoria-Geral da República reuniu elementos para denunciar o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE) ao STF por suspeita de envolvimento com a Lava Jato.

Ele deve ser acusado de corrupção e, possivelmente, lavagem de dinheiro. O parlamentar é apontado como elo do presidente do Senado, Renan Calheiros, com o esquema de corrupção da Petrobras.

Leia mais

 

Presos da máfia da merenda têm prisão prorrogada

Das sete pessoas que foram presas na segunda fase da operação Alba Branca, na semana passada, quatro tiveram a prisão prorrogada por mais cinco dias. Os outros três foram libertados, sendo que dois deles fizeram acordo de delação premiada.

A operação investiga casos de fraude na merenda escolar no interior de São Paulo.

Leia mais

 

Goleiros brilham nos estaduais 

A rodada do fim de semana dos campeonatos estaduais pelo Brasil ficou marcada por grandes atuações dos goleiros, que pegaram alguns pênaltis. Na vitória do Palmeiras sobre o Corinthians, Fernando Prass defendeu a cobrança de Lucca pouco antes de Dudu marcar o gol da vitória palmeirense. No Rio, Nenê desperdiçou uma penalidade e o Vasco não passou de um empate em 1 a 1 com o Volta Redonda.

O Santos não precisou bater nenhum pênalti para vencer o Capivariano por 5 a 3 e garantir o primeiro lugar do grupo A do Campeonato Paulista. Nas quartas de final, o time da Vila Belmiro vai encarar o São Bento de Sorocaba.

Leia mais

 

Luis Fernando Verissimo tem alta 

Depois de passar dez dias internado, o escritor Luis Fernando Verissimo teve alta do hospital Pró-Cardíaco, na zona sul do Rio de Janeiro.

Ele passou por um implante de marca-passo depois de apresentar dificuldades para respirar em um evento na capital fluminense no último dia 24.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos