Giro UOL traz os destaques da noite desta segunda, 04/04, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

"Dois pesos e duas medidas"

Responsável pela defesa de Dilma no processo de impeachment, José Eduardo Cardozo disse que afastar a presidente é "rasgar a Constituição" e que a denúncia tem "erros grosseiros" de direito financeiro. Ele afirmou que decretos de créditos em questão no pedido de afastamento ainda estão sob a análise do TCU e que assim não seria possível falar em crime de responsabilidade, como busca comprovar o processo.

Em outro momento, o advogado-geral da União citou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que teria, de acordo com ele, usado os mesmos tipos de decretos de Dilma nas questões financeiras. Ele afirmou ainda que, no caso da presidente, a Câmara age com "dois pesos e duas medidas".

Leia mais

 

Nem com suco de maracujá

Pouco antes, o presidente da comissão que analisa o impeachment de Dilma Rousseff, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), negou o pedido da oposição que pretendia impedir que o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, fizesse a defesa da presidente.

Durante a sessão, o presidente da comissão mandou servir suco de maracujá para acalmar os parlamentares. Mas a medida não foi suficiente para contar os ânimos acirrados dos deputados.

Leia mais

 

Novela Lula na Casa Civil

O ministro do STF Teori Zavascki negou seguimento a duas ações que questionavam no tribunal a legalidade da posse do ex-presidente Lula na Casa Civil.

Com isso, o ministro Gilmar Mendes vai seguir como relator dos principais pedidos para impedir o petista de assumir um cargo no governo Dilma. A posse do ex-presidente continua suspensa, mas pela decisão liminar de Gilmar, ainda não existe data para que o plenário analise o caso.

Leia mais

 

Buraco maior que o previsto

Documentos do Panama Papers mostram que cerca de 500 bancos registraram 15.600 empresas de fachada, as chamadas offshores, com o escritório de advocacia Mossak Fonseca, do Panamá. Só o HSBC e as subsidiárias do banco britânico respondem por 2.300 destas empresas.

Os registros mostram um quadro de como os maiores bancos globais trabalham em parceria com outras empresas no mercado offshore para manter os clientes, entre eles políticos e criminosos, a manter o patrimônio encoberto.

Leia mais

 

Bolsa em dia ruim, dólar em alta

As ações da Petrobras despencaram quase 9% e puxaram para baixo o Ibovespa, que fechou em queda de 3,52%, com 48.779,98 pontos. A Bolsa foi influenciada também por uma notícia de domingo, de que o governo pretende reduzir o preço da gasolina e do óleo diesel.

No mercado de câmbio, o dólar comercial fechou em alta de 1,43%, cotado em R$ 3,614, quebrando uma sequência de três quedas. No ano, a moeda acumula desvalorização de 8,47%.

Leia mais

 

Previsões financeiras

Os economistas do mercado financeiro reduziram, pela quarta semana consecutiva, a estimativa de inflação para este ano, de 7,31% para 7,28%.

Para o PIB de 2016, o mercado financeiro passou a prever uma contração de 3,73% na semana passada, contra uma retração de 3,66% estimada na semana anterior.

Leia mais

 

Morre o assassino de Glauco

Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, assassino confesso do cartunista Glauco Vilas Boas e de Raoni, filho do artista, foi encontrado morto em Aparecida de Goiânia (GO).

O corpo de Cadu, como era conhecido, foi encontrado no Núcleo de Custódia do complexo prisional onde cumpria pena. A causa da morte ainda não foi informada pela Polícia Civil.

Leia mais

 

Luto na TV

Também morreu hoje no Rio de Janeiro, aos 82 anos, a atriz Tereza Rachel, conhecida por papéis em novelas como A Próxima Vítima e Que Rei Sou Eu?

Tereza estava internada desde o dia 30 de dezembro no Hospital São Lucas, em Copacabana, em decorrência de um quadro agudo de obstrução intestinal.

Leia mais

 

Santos x Damião

O prejuízo do Santos na transação envolvendo o atacante Leandro Damião pode ser maior do que a atual diretoria esperava. Isso porque a Justiça de SP condenou o clube a pagar R$ 74 milhões ao grupo de investimentos maltês Doyen Sports, que trouxe Damião ao time.

O montante é referente ao empréstimo dos investidores, que desembolsaram 13 milhões de euros para tirar o centroavante do Internacional em dezembro de 2013. O Santos deve recorrer.

Leia mais

 

Italiano no comando

O Chelsea anunciou o nome de Antonio Conte como novo técnico do clube a partir de junho. Conte assume o time depois da Eurocopa, quando deixa o comando da seleção da Itália.

O atual treinador dos Blues, o holandês Guus Hiddink, permanece no comando do time até o fim do Campeonato Inglês.

Leia mais

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos