Giro UOL traz os destaques da noite desta quarta, 06/04, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

Herói ou golpista?

"Uns me chamarão de herói, outros de golpista". Foi o que disse o deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO) ao anunciar parecer favorável ao impeachment de Dilma Rousseff. Ele é o relator da comissão na Câmara que avalia o processo de afastamento da presidente.

Para Arantes, Dilma cometeu crime de responsabilidade ao usar dinheiro de bancos federais para cobrir despesas do Tesouro Nacional, recurso conhecido como pedaladas fiscais. O deputado ainda abriu brechas para que o Senado inclua novas provas no processo e que sejam discutidas possíveis pedaladas do primeiro mandato da presidente.

Leia mais

 

Mudou de ideia

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), resolveu recuar e deu início à instauração do processo de impeachment do vice Michel Temer, do mesmo partido. O deputado enviou ofícios aos líderes partidários pedindo que indiquem os parlamentares que vão integrar a comissão.

Aliados de Cunha haviam dito ontem que o peemedebista não iria acatar o pedido feito pelo ministro do STF Marco Aurélio Mello de dar seguimento ao processo de afastamento de Temer, mas mudou de ideia. Mello afirmou na noite de ontem que a atitude de Cunha poderia constituir crime de responsabilidade.

Leia mais

 

Fica, por enquanto

O PP vai continuar apoiando o governo Dilma. A afirmação foi feita pelo senador Ciro Nogueira, presidente do partido. Ele explicou que a decisão vai até a votação do processo de impeachment da presidente na Câmara dos Deputados.

O senador disse ainda que a sigla fez um levantamento e identificou que, dos 57 parlamentares, 40 são a favor da permanência do governo.

Leia mais

 

Quer ficar

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse hoje que pretende ficar no cargo. Ele explicou que respeita as decisões do PMDB, partido do qual faz parte, mas quer continuar o trabalho.

O ministro aproveitou para fazer referência ao aumento de casos de dengue e chikungunya no país, à situação de emergência devido ao vírus da zika e disse que ainda existe muito o que fazer.

Leia mais

 

Moro x STF

Sergio Moro enviou explicações ao ministro do STF Teori Zavascki sobre interceptações telefônicas do escritório de advocacia contratado pelo ex-presidente Lula. O juiz informou no texto que o grampo do número do advogado de Lula não havia sido percebido.

Moro ainda afirmou que só tinha conhecimento sobre o grampo de Roberto Teixeira, sócio do escritório e investigado na Lava Jato. Os ministros do STF devem decidir agora qual parte do processo das conversas gravadas volta para o juiz e qual fica no Supremo.

Leia mais

 

Até o neto do Mao

Um cunhado do atual presidente da China e um neto do ex-líder chinês Mao Tsé Tung estão entre os citados como donos de companhias offshore secretas. É o que mostram documentos incluídos na série investigativa Panama Papers.

Com 29% das empresas ativas, a China é o principal mercado do escritório panamenho Mossack Fonseca, ligado a denúncias de corrupção envolvendo políticos e empresários de todo o mundo.

Leia mais

 

Mercado em movimento

A Bolsa de São Paulo fechou o dia em queda de 1,95%, com 48.096 pontos. É o menor patamar em três semanas. A baixa foi puxada pela Petrobras, que caiu 3%, pelos bancos e pela mineradora Vale.

O dólar também caiu 0,97% e fechou cotado a R$ 3,645. O resultado interrompeu uma sequência de duas altas da moeda norte-americana.

Leia mais

 

Com o freio de mão puxado

E a produção de veículos no país continua em queda. No primeiro trimestre deste ano, foram fabricados 482.290 automóveis, uma queda de 27,8% em comparação com o ano passado. No mesmo período de 2015, foram produzidos 667.570 unidades.

Os dados são da Anfavea, a associação do setor.

Leia mais

 

Conectividade nas mãos

O celular tornou-se o principal aparelho de acesso à internet no Brasil. Uma pesquisa do IBGE mostra que o acesso saltou de 16,8 milhões em 2013 para 29,6 milhões em 2014. Isso significa que 80,4% dos lares conectados acessam a internet por meio do aparelho.

Um dos motivos para essa mudança é a grande popularização dos smartphones e a maior velocidade da internet, que passou do 2G para 3G e 4G.

Leia mais

 

Real se complica, City vai bem

O Real Madrid se complicou hoje na Liga dos Campeões. O time espanhol perdeu por 2 a 0 para o Wolsfburg na Alemanha, pelo jogo de ida das quartas de final do torneio. O clube merengue agora precisa vencer o jogo da volta por 3 gols de diferença para avançar.

Na outra partida do dia, o PSG ficou no empate com o Manchester City em Paris em 2 a 2. O resultado favorece mais o time inglês, que pode empatar o jogo da volta em 0 a 0 e 1 a 1 para se garantir na semifinal.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos