Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 11/04, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

Agenda pessimista para a semana

A ameaça de debandada do aliado PP e a aprovação dada como certa do parecer que pede o impeachment de Dilma Rousseff, além do temor de novidades na operação Lava Jato, deixam o Palácio do Planalto pessimista nesta semana decisiva para a defesa do mandato da presidente.

Segundo o deputado Jerônimo Georgen (PP-RS), até o início da noite deste domingo (10), nove diretórios estaduais do PP haviam fechado posição favorável ao impedimento, entre eles SP, RS, PR, GO e MG.

Leia mais

 

Fogo amigo

Com a simpatia do ex-ministro Tarso Genro, 26 deputados federais do PT discutem o desembarque coletivo do partido após as eleições municipais de outubro. Esses descontentes representam quase a metade da bancada do PT hoje em exercício na Câmara de Deputados: um total de 57 parlamentares.

O movimento inclui nomes como Marco Maia (RS) e Maria do Rosário (RS). A desfiliação começou a ser organizada no segundo semestre de 2015, tendo como ponto de partida a criação da tendência Muda PT, que somava 35 deputados à época.

Leia mais
 

Lava Jato encontra Panama Papers

O empresário Ademir Auada, preso na fase Triplo X da operação Lava Jato, atuava como intermediário na venda de offshores criadas pela empresa de advocacia e consultoria panamenha Mossack Fonseca.

Os arquivos da Mossack Fonseca revelados pela série Panama Papers mostram que Auada era o contato entre a firma panamenha e a publicitária Nelci Warken. Para a Polícia Federal, Nelci era "testa de ferro" num esquema montado pela Bancoop, o PT e a OAS. O objetivo seria esconder a verdadeira propriedade de imóveis do Condomínio Solaris, no Guarujá.

Leia mais

 

Dinheiro parado

A Caixa e o Banco do Brasil começarão a enviar nesta semana carta para pessoas com 70 anos ou mais avisando que elas podem sacar as quotas do Fundo PIS/Pasep. A medida pode ajudar a injetar recursos na economia. Segundo o Tesouro, R$ 7,4 bilhões estão parados nas 4,6 milhões de contas de pessoas com mais de 70 anos.

Para saber se tem ou não direito, a pessoa deve procurar a Caixa (PIS) ou o Banco do Brasil (Pasep). Os documentos para fazer o saque estão listados nos sites desses bancos e variam de acordo com o motivo.

Leia mais
 

A volta dos Fujimori

Keiko, filha do ex-ditador Alberto Fujimori, saiu na frente no primeiro turno das eleições peruanas, neste domingo (10). O segundo turno será realizado em 5 de junho, e o novo mandatário assumirá a Presidência em 28 de julho.

Segundo os primeiros dados oficiais, divulgados pelo Jurado Nacional de Elecciones (o TSE local), com base na apuração de 40,3% dos votos, Keiko teve 39,18% e deve enfrentar, no segundo turno, o economista Pedro Pablo Kuczynski, com 24,25%.

Leia mais

 

Perdeu, está fora

Foram definidos ontem os confrontos das quartas de final do Paulistão. O Corinthians, que bateu o Novorizontino por 3 a 0, passou com a melhor campanha no geral e agora enfrenta o Red Bull. O Palmeiras venceu o Mogi Mirim por 2 a 1 e vai enfrentar o São Bernardo.

O Santos bateu o Audax de virada por 2 a 1 e vai enfrentar o São Bento na próxima fase. Já o São Paulo, que perdeu para o São Bento por 1 a 0, encara o Audax. As partidas acontecem no próximo fim de semana e você acompanha tudo no aplicativo Placar UOL.

Leia mais

 

Piores campanhas

Ontem a rodada do Paulistão também definiu os seis rebaixados para a segunda divisão do torneio. O campeonato será disputado com 16 equipes no ano que vem.

Caíram para a chamada A-2: Água Santa, XV de Piracicaba, Oeste de Itápolis, Rio Claro, Mogi Mirim e Capivariano.

Leia mais

 

O campeão voltou

O brasileiro Junior Cigano mostrou que se recuperou da derrota para o holandês Overeem. Ontem, ele venceu o americano Ben Rothwell por decisão unânime dos juízes no UFC Zagreb, pelos pesos pesados.

Cigano foi melhor durante toda a luta, castigou o adversário com alguns duros golpes no rosto e venceu por pontos. Outros dois brasileiros também lutaram no evento. Lucas Mineiro derrotou Robert Whiteford, e Gabriel Napão perdeu para Derrick Lewis.

Leia mais

 

Que a força esteja com você

Os fãs de Star Wars que ficaram tristes no Oscar puderam comemorar ontem. O longa O Despertar da Força, o sétimo da saga, foi escolhido como melhor filme do ano no MTV Movie Awards, importante premiação americana do cinema.

Além do prêmio principal do evento, O Despertar da Força ainda levou mais dois troféus: o de revelação, pela atuação de Daisy Ridley, e o de melhor vilão, com Adam Driver.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos