Giro UOL traz os destaques da noite desta quinta, 14/04, para você; ouça

Saulo Novaes

Do UOL, em São Paulo

AGU tenta barrar impeachment

A Advocacia-geral da União entrou hoje com uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo a anulação do processo de impeachment contra a presidente Dilma em curso na Câmara.

José Eduardo Cardozo, advogado-geral da União, alega cerceamento de defesa e ampliação do objeto. Em entrevista a jornalistas para falar do mandado, Cardozo disse que a citação de outros fatos no relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) na comissão especial do impeachment, como a Operação Lava Jato, "feriu de morte o processo e a defesa da presidente Dilma".

Leia mais
 


PMDB a favor do impeachment

A bancada de deputados federais do PMDB decidiu hoje, por ampla maioria, apoiar o impeachment de Dilma Rousseff, mas não fez o chamado 'fechamento de questão', o que colocaria os dissidentes sob ameaça de expulsão da legenda.

A votação foi simbólica, sem registro nominal dos votos. O PMDB tem a maior bancada da Câmara, com 67 cadeiras. O governo trabalhava para obter até 20 votos da bancada.

Leia mais
 


Nanicos também apoiam impeachment

Com 30 deputados, o grupo de partidos nanicos formado por PTN, PHS, PROS, PSL e PEN anunciou que vai dar 26 votos a favor do impeachment da presidente Dilma na votação de domingo.

Alegando 'estratégia', o grupo não quis explicitar a divisão dos votos por sigla.

Leia mais
 


Vou votar e já volto

Os três ministros do PMDB que têm mandato na Câmara dos Deputados, além do petista Patrus Ananias, pediram para deixar os cargos, temporariamente, para votar contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff no domingo.

Foram licenciados dos cargos os ministros Mauro Lopes, da Aviação Civil; Celso Pansera, da Ciência, Tecnologia e Inovação; Marcelo Castro, da Saúde; e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Agrário.

Leia mais
 


Um lá, um cá

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), definiu que a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no plenário vai seguir a ordem Norte-Sul, de maneira alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar será Roraima e Alagoas, o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados vai ser alfabética.

A decisão gerou uma reação imediata dos deputados governistas e, no entendimento deles, o regimento estabelece que a ordem seja Norte-Sul, mas que os do Sul sejam os últimos.

Leia mais
 


Mercado em movimento

A Bolsa fechou em queda de 1,39%, com 52.411,02 pontos, quebrando assim uma sequência de duas altas. A baixa foi puxada pelo desempenho negativo das ações da mineradora Vale, que despencou 7%; da Petrobras, que caiu mais de 3%, e dos bancos.

O dólar caiu 0,01% e foi cotado em R$ 3,476. A queda aconteceu por influência do cenário político brasileiro. Esse é, novamente, o menor valor de fechamento desde o dia 20 de agosto do ano passado.

Leia mais
 


Enem já tem data

O período de inscrições para o Enem 2016 começa no dia 9 de maio e vai até o dia 20 do mesmo mês. O anúncio foi feito hoje pelo Ministério da Educação. A taxa de inscrição vai ser de R$ 68.

As provas vão ser realizadas nos dias 5 e 6 de novembro, após o período das eleições municipais.

Leia mais
 


Futebol olímpico

A seleção brasileira masculina de futebol já sabe quem vão ser os primeiros adversários na caminhada para o inédito ouro olímpico. O time vai enfrentar a África do Sul na estreia, dia 4 de agosto, e depois o Iraque e a Dinamarca.

Já o time feminino inicia a campanha contra a China, depois vai enfrentar a Suécia e, por último, a África do Sul.

Leia mais
 


Alonso volta às pistas

O piloto Fernando Alonso foi liberado pelos médicos da Federação Internacional de Automobilismo e vai voltar a disputar uma corrida da Fórmula 1 neste fim de semana, no Grande Prêmio da China.

O espanhol teve de passar por uma avaliação em Xangai para determinar se as fraturas sofridas nas costelas por causa do acidente ocorrido na primeira etapa do campeonato, na Austrália, estavam totalmente curadas. Alonso ainda vai ter de passar por um novo exame depois da primeira sessão de treinos livres.

Leia mais
 


Filme brasileiro é selecionado para Cannes

Depois de oito anos, o Brasil está de volta à competição do maior festival de cinema do mundo.

Aquarius, do pernambucano Kléber Mendonca Filho, estrelado por Sônia Braga, foi anunciado nesta quinta entre os 20 filmes na disputa pela Palma de Ouro do Festival de Cannes, que acontece de 11 a 22 de maio.

Leia mais

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos