Giro UOL traz os destaques da manhã desta sexta, 15/04, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

STF mantém votação para o domingo 

Supremo Tribunal Federal rejeita pedido da Advocacia-Geral da União e de deputados do PT para suspender a votação do processo de impeachment na Câmara, marcada para este domingo (17).

O governo alegava que a sessão não deveria ser realizada porque o relatório da comissão especial que discutiu o afastamento de Dilma Rousseff e recomendou o recebimento da denúncia por crime de responsabilidade teria ultrapassado o teor das acusações e ferido o amplo direito de defesa. Mas os ministros entenderam que cabe ao plenário da Câmara analisar a denúncia original e não o relatório da comissão.

Leia mais

 

Dilma quer ir até o fim 

Dilma Rousseff já se prepara para 180 dias de resistência caso a abertura do impeachment seja confirmada pelo Senado. O governo espera que, com o comando do processo saindo das mãos de Eduardo Cunha para as de Ricardo Lewandowski, o rito seja menos hostil ao Planalto.

A expectativa é que o ajuste fiscal proposto por Michel Temer, a pressão de movimentos sociais e os desdobramentos da Lava Jato permitam que a petista retome o mandato ao fim do julgamento.

Leia mais

 

Andrade Gutierrez pagou pesquisas para Dilma sem declarar 

A Andrade Gutierrez usou um contrato com o instituto Vox Populi para pagar pesquisas usadas e não declaradas pela equipe de comunicação da campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014.

A prática configura caixa dois. Os pagamentos abrangidos pelo contrato ultrapassaram R$ 10 milhões, de acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

Leia mais

 

Na Câmara 

A Câmara dos Deputados começa hoje sessão para discutir a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma.

O PP ainda vai decidir se os deputados do partido devem votar a favor da saída de Dilma e se determina punição em caso de descumprimento da ordem.

Leia mais

 

O último esforço 

Em um último esforço para angariar apoio contra o impeachment, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula decidiram gravar uma mensagem em vídeo para denunciar o que chamam de 'golpe' em curso no país.

O vídeo, que vai ser veiculado na internet, tenta passar confiança para a população e parlamentares, dizendo que, caso saia vitorioso, o governo vai preparar o Brasil para a retomada do crescimento.

Leia mais

 

Foto suspeita 

Uma foto que mostra um homem sorrindo com maços e mais maços de dinheiro nas mãos e numa mesa, foi apreendida na primeira etapa da operação Alba Branca, que investiga o pagamento de propina em contratos superfaturados de merenda com o governo Geraldo Alckmin (PSDB) e com 22 cidades.

O homem na imagem é Carlos Luciano Lopes, ex-vendedor da Coaf, entidade apontada como responsável pelo esquema conhecido como máfia da merenda em São Paulo. A operação investiga se o dinheiro exibido por Lopes é fruto de propina recebida no esquema.

Leia mais

 

China tem o menor crescimento econômico em sete anos

A economia da China, a segunda maior do mundo, cresceu 6,7% no primeiro trimestre de 2016 com relação ao mesmo período do ano passado.

O avanço ficou dentro da meta estabelecida pelo governo chinês, mas é a taxa mais baixa do país desde 2009.

Leia mais

 

Palmeiras goleia, mas está eliminado 

O Palmeiras goleou o River Plate do Uruguai por 4 a 0, mas não evitou a eliminação da Libertadores. Tudo porque o Rosario Central, adversário direto pela vaga, venceu o Nacional por 2 a 0, em Montevidéu.

Já o Atlético-MG garantiu a classificação para as oitavas de final ao golear o Melgar, do Peru, também por 4 a 0.

Leia mais

 

Semifinais da Liga dos Campeões

Em sorteio realizado hoje, a UEFA definiu que o Real Madrid vai enfrentar o Manchester City, e o Bayern de Munique pega o Atlético de Madri nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa.

Os duelos vão ocorrer nos dias 26 e 27 de abril, e em 6 e 7 de maio. A decisão, no estádio San Siro, em Milão, vai ser em 28 de maio.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos