Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 18/04, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Câmara aprova impeachment

A Câmara dos Deputados aprovou o prosseguimento do processo que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Com isso, o processo agora avança para o Senado Federal, e pode durar mais de seis meses até que seja concluído. O placar final foi de 367 votos a favor do impeachment e 137 contra, além de sete abstenções e duas ausências.

Leia mais

 

Dilma lutará até o fim, diz Cardozo 

O advogado-geral da União José Eduardo Cardozo afirmou que a presidente Dilma Rousseff 'não se curvará' e vai lutar até o fim pelo mandato.

Cardozo voltou a dizer que a decisão dos deputados foi puramente política e não tem embasamento jurídico para caracterizar um crime de responsabilidade que justifique o impedimento.

Leia mais

 

PT cogita redução de mandato

O diretório do PT deve discutir amanhã que Dilma Rousseff envie ao Congresso Nacional proposta de redução do próprio mandato e de convocação de eleições presidenciais ainda neste ano, junto das eleições municipais do país. A informação é da colunista Monica Bergamo.

A ideia é que a presidente anuncie que abre mão de dois anos de mandato mesmo que chegue a ser inocentada de crimes de responsabilidade pelo Senado.

Leia mais

 

Tucanos podem participar de governo, diz Aécio 

O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, afirmou que o partido não vai impedir que tucanos participem de um eventual governo de Michel Temer (PMDB).

Mas Aécio disse que o PSDB não indicará nenhum nome para ministério do peemedebista.

Leia mais

 

Governo é fim de feira, diz Cunha 

Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, disse que não está 'feliz' e que não acha que a aprovação do processo de impeachment de Dilma 'seja algo a ser comemorado'.

Mas o peemedebista afirmou que o governo está no fim e comparou a última semana a um fim de feira.

Leia mais

 

Briga na Câmara          

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) admitiu ter cuspido em direção ao colega Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Wyllys disse ter sido insultado por Bolsonaro e afirmou que faria de novo.

Bolsonaro disse que a cusparada foi um fato gravíssimo, mas ele não decidiu se vai processar o parlamentar do PSOL.

Leia mais

 

Rejeição a Temer 

A rejeição ao vice-presidente Michel Temer une os movimentos favoráveis e contrários ao impeachment, de acordo com pesquisa do Datafolha.

Na avenida Paulista, onde foi promovido um protesto pela queda de Dilma, 54% dos entrevistados disseram ser favoráveis também ao impeachment de Temer. A avaliação do vice é ainda pior entre os manifestantes que estiveram no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, onde foi realizado um ato contrário à saída de Dilma. Entre esses manifestantes, 79% defendem que Temer também seja afastado.

Leia mais

 

Vasco campeão, São Paulo eliminado 

Com um gol de Riascos, o Vasco venceu o Fluminense por 1 a 0 e conquistou o título da Taça Guanabara. Além do título, o resultado garante ao time a vantagem do empate na semifinal do Campeonato Carioca contra o Flamengo. A outra semifinal vai ser disputada entre Fluminense e Botafogo.

Pelo Campeonato Paulista, o São Paulo foi eliminado depois de sofrer uma goleada por 4 a 1 para o Audax, em Osasco (SP). É a primeira vez que o clube da Grande São Paulo chega a uma semifinal.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos