Giro UOL traz os destaques da noite desta terça, 19/04, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

PMDB terá maioria em comissão

Com cinco vagas, o PMDB vai ser o partido com o maior número de senadores na comissão especial que vai ser instalada no Senado, na próxima segunda-feira, para apreciar o processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff.

As outras 16 vagas da comissão vão ser divididas entre cinco blocos partidários. Os blocos PSDB, DEM e PV e PT e PDT vêm em segundo lugar em número de indicações, com quatro cada um. A votação do processo em plenário deve acontecer no dia 17 de maio.


Leia mais

 

O silêncio do vice

O vice-presidente Michel Temer afirmou na manhã de hoje que vai 'esperar silenciosamente' a decisão do Senado Federal sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele negou que já esteja montando o ministério para um eventual futuro governo.

Mas de acordo com o jornalista Fernando Rodrigues, Temer já tem até um plano de governo traçado. Se assumir o Palácio do Planalto, o vice planeja reduzir os atuais 32 ministérios para 15 a 25 pastas. A ideia é apresentar um pacote de reformas logo depois da posse.

Leia mais

 

Dilma se defende

A presidente Dilma Rousseff disse que a crise econômica não deve servir de motivo para o impeachment de um presidente e que o Brasil tem um histórico de golpes.

Dilma também culpou a oposição pela crise econômica e política ao não aceitar uma derrota 'por uma margem estreita', de pouco mais de 3 milhões de votos.

Leia mais

 

Vai acabar em pizza?

O vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), anunciou hoje limitações às investigações do Conselho de Ética sobre o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que podem colocar fim a todo o processo.

A principal delas proíbe o colegiado de usar documentos ou qualquer outro tipo de prova que não diga respeito apenas à suspeita de que Cunha mentiu à CPI da Petrobras, em 2015, sobre não ter contas no exterior. Dessa forma, o conselho fica impedido de usar como prova grande parte das investigações da Lava Jato.

Leia mais

 

Assessor de Collor investigado

O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, ministro Teori Zavascki, determinou que a Justiça investigue Cleverton Melo Costa, assessor parlamentar do senador e ex-presidente Fernando Collor de Melo.

A decisão atende a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que encontrou na casa do assessor um caderno com anotações possivelmente referentes a compra de votos.

Leia mais

 

Habeas corpus de Pimentel é negado

O ministro do STF Celso de Mello negou um habeas corpus impetrado pela defesa do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e manteve o indiciamento do petista pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Pimentel é acusado de ter utilizado serviços de uma gráfica na campanha de 2014 sem a devida declaração dos valores e de ter recebido vantagens consideradas indevidas do proprietário da gráfica. O advogado do petista disse que só vai falar sobre o caso depois de ter acesso à decisão do STF.

Leia mais

 

Estatais ajudam Bolsa; dólar cai

A Bovespa fechou em alta de 1,54%, com 53.710,05 pontos. É o maior valor de fechamento desde 26 de junho de 2015. O ganho foi puxado, principalmente, pelo desempenho positivo das ações da Vale e da Petrobras.

O dólar quebrou uma sequência de duas altas e teve queda de 1,92%, cotado a R$ 3,528.

Leia mais

 

Não esqueça de apagar a luz

A conta de luz vai ficar mais cara no Rio Grande do Norte, no Ceará, na Bahia e em Sergipe. A alta na tarifa da energia elétrica foi aprovada hoje pela Aneel e os novos valores vão passar a valer a partir de sexta-feira, dia 22.

O maior reajuste médio vai ser no Ceará, com um aumento de 13,7% . Vão ser atingidos 3,3 milhões de consumidores em 184 municípios. Sergipe vai ter a menor alta, de 5,6%, para 731 mil clientes de 63 municípios, entre casas e empresas.

Leia mais

 

Fim do mistério?

Os dois pedaços de uma aeronave encontrados perto do litoral de Moçambique pertencem 'quase que com toda segurança' ao voo MH370 que desapareceu no dia 8 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo, informaram fontes oficiais.

De acordo com as conclusões das análises realizadas pelo escritório para a Segurança no Transporte da Austrália, que lidera as buscas pela aeronave, as duas peças faziam parte da fuselagem do Boeing 777 da companhia aérea Malaysia Airlines.

Leia mais

 

Semifinais do Paulista

A Federação Paulista de Futebol definiu as datas dos confrontos das semifinais do campeonato estadual. Dono da melhor campanha até o momento, o Corinthians vai enfrentar o Audax, que eliminou o São Paulo, no sábado, em Itaquera, às 18h30.

Já o clássico entre Santos e Palmeiras, que vai definir o outro classificado para a final do Paulistão, vai ser disputado na Vila Belmiro, no domingo, às 16h. Acompanhe lance a lance dos jogos no aplicativo Placar UOL.


Leia mais

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos