Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 03/05, para você; ouça

Aline Rocha

Do UOL, em São Paulo

Desdobramentos da delação

A Procuradoria-Geral da República vai pedir ao STF a abertura de inquérito para investigar a presidente Dilma e o ex-presidente Lula. Também estão na lista da PGR o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o ministro do STJ, Marcelo Navarro.

A ação sobre Lula, Dilma e Navarro vai ter como base a delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT), e o parecer da Procuradoria defendendo que a nomeação do ex-presidente para a Casa Civil fosse anulada.

Leia mais

Pré-candidato em São Paulo

O deputado federal Celso Russomanno (PRB) tem um helicóptero em sociedade com uma empresa investigada pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro. Russomano é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo e lidera a disputa com 34% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha.

O helicóptero foi usado durante a campanha dele em 2014. O deputado diz que comprou 50% da aeronave só em 2015, e que na ocasião da campanha, o helicóptero foi cedido a ele.

Leia mais

Tentando fugir?

O deputado Elmar Nascimento (DEM), relator da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do caso de Eduardo Cunha (PMDB), disse que os recursos do presidente da Câmara para tentar anular o processo de cassação devem ser rejeitados ou suspensos.

Para Nascimento, os pedidos não se justificam porque não há permissão no regimento da Câmara e no Código de Ética da Casa para recursos à CCJ nesta fase do processo. De acordo com o deputado, isso só pode acontecer depois da decisão final do Conselho de Ética.

Leia mais

Pacote de bondades

Em reunião ontem com Henrique Meirelles e a equipe econômica de um eventual novo governo, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) classificou o "pacote de bondades" anunciado pela presidente Dilma como um ato de "irresponsabilidade fiscal".

Mas Temer decidiu que, caso assuma o governo, não vai rever as medidas anunciadas pela petista.

Leia mais

Tucanos e o novo governo

O PSDB deve aprovar hoje um documento a ser entregue ao vice-presidente Michel Temer (PMDB-RJ) com 15 itens considerados prioritários para um eventual novo governo. O partido deixou de fora o veto às reeleições, proposta considerada viável por Temer.

O documento, batizado de "Princípios e valores para um novo Brasil", traz o "combate irrestrito à corrupção" como principal proposta. Os tucanos também citam a reforma política e a manutenção dos programas sociais na carta.

Leia mais

Continuamos sem WhatsApp

O desembargador Cezário Siqueira Neto, do Tribunal de Justiça de Sergipe, negou o recurso do WhatsApp para suspender o bloqueio do aplicativo. Com isso, continua a suspensão do serviço por 72 horas, contadas a partir das 14h de ontem. 

Esta é a segunda vez que o aplicativo de mensagens fica fora do ar no Brasil. A primeira foi em dezembro de 2015. 

Leia mais

Proteção por um preço alto

A primeira vacina contra dengue já aprovada no Brasil pode chegar às clínicas custando R$ 400 a dose. O produto prevê três doses para ter máxima efetividade.

A estimativa de preço foi calculada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos depois de uma análise dos dados enviados pela Sanofi Pasteur, empresa que produz a vacina. O valor final da dose vai ser divulgado em 60 dias.

Leia mais

Rumo à decisão

Bayern de Munique e Atlético de Madri disputam hoje, a partir das 15h45, uma vaga na final da Liga dos Campeões da Europa. Os espanhóis venceram o primeiro confronto por 1 a 0 e jogam pelo empate para se classificar.

O Bayern precisa da vitória por dois gols de diferença. Um triunfo dos alemães por 1 a 0 leva a decisão para a prorrogação. Você acompanha todos os detalhes da partida pelo aplicativo Placar UOL.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos