Giro UOL traz os destaques da manhã desta quinta, 05/05, para você; ouça

Aline Rocha

Do UOL, em São Paulo

Cunha afastado

O ministro do STF Teori Zavascki determina o afastamento do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal.

Relator da Lava Jato, Teori concedeu uma liminar em um pedido de afastamento feito pela Procuradoria-Geral da República. O ministro apontou 11 situações que comprovariam o uso do cargo por Cunha para 'constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações'. No texto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a classificar o peemedebista de 'delinquente'.

Leia mais

 

Ações contra o impeachment

Movimentos sociais contrários ao impeachment da presidente Dilma planejam uma série de ações pelo país até o dia 11, provável data de votação do processo no Senado.

Greves, marchas, bloqueios de ruas e ocupações de órgãos públicos estão na pauta das entidades. Um dos grandes atos vai ser no dia 10, quando está prevista uma paralisação nacional de bancos, fábricas e comércio, além de protestos em rodovias.

Leia mais

 

Resistir, resistir e resistir

Em entrevista à emissora britânica BBC, a presidente Dilma reconheceu que deve deixar o cargo nos próximos dias com o avanço do processo de impeachment no Senado.

Ela também disse que é uma "vítima inocente" e que vai lutar para voltar à Presidência com base no mérito do processo.

Leia mais

Vice inelegível

O vice-presidente Michel Temer (PMDB) foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por doações de campanha acima do limite legal e, por isso, estaria inelegível pelos próximos oito anos, contados a partir de hoje. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP), a proibição só recai sobre futuras candidaturas, e não impede Temer de assumir a presidência caso Dilma seja afastada pelo Senado.

Leia mais

Falha de projeto

A perícia feita pelo ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli), da Polícia Civil, concluiu que a causa do desabamento de um trecho da ciclovia da avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro, foi uma falha de projeto. O acidente causou a morte de duas pessoas.

O exame dos peritos constatou que o projeto executivo, elaborado pelo consórcio Contemat/Concrejato, não levou em conta o impacto da ressaca do mar na pista.

Leia mais

 

Pedalando no metrô

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) usou verba da tarifa do metrô de São Paulo para pagar obrigações contratuais com a operadora privada da linha 4-amarela, mas não reembolsou o caixa do Metrô.

Essa "pedalada", que aconteceu desde o início comercial da linha, em 2011, gerou um prejuízo de pelo menos R$ 332,7 milhões até 2014. Mas a dívida só foi reconhecida pela gestão Alckmin em acordo firmado com o Metrô em outubro do ano passado.

Leia mais

 

Perdeu, mas passou

Não foi fácil, mas o São Paulo está nas quartas de final da Copa Libertadores. Na noite de ontem, no México, o Toluca pressionou e venceu por 3 a 1, mas não conseguiu reverter a vantagem aberta pelos paulistas no Morumbi, por 4 a 0.

Com a vantagem construída em casa e o gol fora, o São Paulo ganhou a vaga nas quartas de final e vai enfrentar o Atlético-MG, que passou pelo Racing. Em um jogo sofrido em Belo Horizonte, o time mineiro venceu os argentinos por 2 a 1.

Leia mais

 

Dois grandes eliminados

Já para o Corinthians, o ano começa do mesmo jeito que 2015: com eliminação no Campeonato Paulista e na Libertadores. Com direito a pênalti perdido, o alvinegro paulista empatou em 2 a 2 com o Nacional-URU e está eliminado da competição sul-americana.

Outro que ficou de fora da Libertadores foi o atual campeão, o River Plate. O time argentino venceu o jogo de volta por 1 a 0, mas o resultado não foi suficiente para passar pelo Independiente Del Valle (EQU).

Leia mais

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos