Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 09/05, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Andrade Gutierrez faz acordo 

A Andrade Gutierrez divulga hoje um 'pedido de desculpas ao povo brasileiro' por ilegalidades praticadas em obras públicas investigadas pela operação Lava Jato.

No texto, a empresa afirma que vai reparar os danos e apresenta oito propostas para um Brasil melhor, com sugestões para licitações e contratos para obras públicas. A empreiteira ainda vai pagar indenização de R$ 1 bilhão, a maior da Lava Jato até agora.

Leia mais

 

Leitura do relatório do impeachment 

O plenário do Senado se reúne na tarde de hoje para realizar a leitura do relatório do senador tucano Antonio Anastasia, que defende a continuidade do processo contra Dilma Rousseff e foi aprovado pela comissão do impeachment na sexta.

Depois da leitura do documento, vão ser contadas 48 horas para a votação no plenário. Para abrir o processo, são necessários 41 votos entre os 81 senadores.

Leia mais

 

Cunha contra-ataca 

Aliados de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) planejam um contra-ataque a parlamentares que trabalham para acelerar a cassação do deputado no Conselho de Ética da Câmara.

O principal alvo será o deputado Júlio Delgado, do PSB-MG. A tropa de choque de Cunha pretende pedir a abertura de processo contra ele no Conselho de Ética, sob a alegação de que ele mentiu ao dizer que não recebeu recursos da UTC, uma das empreiteiras investigadas na Lava Jato, em 2014. Ainda hoje, a Câmara vai decidir quais benefícios Eduardo Cunha vai manter enquanto estiver afastado do mandato de deputado federal e da presidência da Casa.

Leia mais

 

CCJ vota cassação de Delcídio       

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado vota hoje o relatório que pede a cassação do mandato do senador Delcídio do Amaral.

Se aprovado, o plenário da Casa pode votar amanhã se cassa o senador, que foi flagrado em conversa com o filho do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, oferendo propina e um plano de fuga para que Cerveró não firmasse acordo de delação premiada na operação Lava Jato.

Leia mais

 

Oposição sem radicalismo 

A poucos dias da votação da abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado, o líder do governo na Casa, senador Humberto Costa, já adota um tom de oposição ao eventual governo do vice Michel Temer.

Costa avalia que o PT deve evitar oposição radical e reafirma o discurso de que o governo Temer vai ser ilegítimo.

Leia mais

 

Inscrições para o Enem 

Começam hoje as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo vai até às 23h59 do dia 20. As provas vão ser aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. 

A inscrição deve ser feita pela internet, no site do Enem. E o participante precisa ter em mãos o CPF e o número do documento de identidade, além de informar um endereço de e-mail. A taxa de inscrição é de R$ 68.

Leia mais

 

Caiu na malha fina? 

A Receita Federal libera hoje a consulta a um lote de restituições do Imposto de Renda 2015 que caíram na malha fina. Também estão no lote declarações de 2008 a 2014 liberadas pela Receita.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita ou ligar para o número 146.

Leia mais

 

Campeões pelo Brasil 

O domingo foi de decisões nos campeonatos estaduais. Em São Paulo, o Santos venceu a surpresa Audax por 1 a 0 e conquistou o bicampeonato. No Rio de Janeiro, o Vasco empatou em 1 a 1 com o Botafogo, e levou o título carioca por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0.

Minas Gerais teve a maior surpresa. O América-MG, que já havia vencido o primeiro jogo da final por 2 a 1, empatou com o Atlético-MG em 1 a 1 e conquistou o Campeonato Mineiro após 16 anos. No Sul, o Inter não deu chances ao Juventude e garantiu o hexacampeonato gaúcho ao vencer o rival por 3 a 0.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos