Giro UOL traz os destaques da noite desta quarta, 11/05, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

Atos finais?

A presidente Dilma Rousseff publicou hoje 14 decretos antes da votação do Senado sobre a abertura do processo de impeachment contra ela.

Entre as principais mudanças estão a limitação da possibilidade de nomeação para as empresas públicas Conab e Embrapa, a criação da Força Nacional de Atenção à Sanidade Agropecuária (FN-Suasa) e a prorrogação até 31 de dezembro de 2018 do encerramento do sinal analógico de TV no país.

Leia mais

 

"Em breve"

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin disse que pretende liberar "em breve" uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

A acusação é baseada na investigação do possível uso de dinheiro de empreiteira por parte de Renan para pagar pensão a filha. Se a denúncia for acolhida pelo plenário do STF, Renan passa a ser réu e a responder por peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos.

Leia mais

 

Jovem demais?

Depois da reação negativa das Forças Armadas, o vice Michel Temer voltou atrás e avisou a interlocutores que não vai nomear o deputado Newton Cardoso Jr (PMDB-MG) para o Ministério da Defesa em um possível novo governo.

Deputados mineiros que estiveram com Temer chegaram a confirmar a decisão por Newton no início da manhã de hoje. Um general da cúpula militar disse ao jornal Folha de S.Paulo que era "inacreditável que um menino de 36 anos venha a comandar homens de mais de 60 anos".

Leia mais

 

Aécio e Cunha na mira do STF

O pedido de abertura de inquérito no STF para apurar a suspeita de que o presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), recebeu propina de Furnas será analisado pelo ministro Gilmar Mendes. A solicitação para investigar o suposto envolvimento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em irregularidades ligadas a Furnas foi para Dias Toffoli.

As apurações contra os políticos foram solicitadas pela Procuradoria-Geral da República nos desdobramentos da Lava Jato, a partir da delação premiada do senador cassado Delcídio do Amaral.

Leia mais

 

Sobe e desce dos mercados

A Bovespa operou em alta durante boa parte do dia, mas fechou em baixa de 0,58%, com 52.764,64 pontos. O resultado foi puxado pela queda de 4,5% das ações do Banco do Brasil, que divulga amanhã o balanço do primeiro trimestre.

Já o dólar teve baixa de 0,61% e registrou a segunda desvalorização seguida, cotado em R$ 3,446.

Leia mais

 

Petrobras rebaixada

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota de crédito da Petrobras de BB+ para BB. A agência colocou a nota em perspectiva negativa, o que significa que pode haver um novo rebaixamento.

Em dezembro, a Fitch já tinha retirado o selo de bom pagador da Petrobras, tirando o grau de investimento.

Leia mais

 

Arena "secreta" na Rio-16

Foi inaugurado hoje o pavilhão seis do Rio Centro, a sede das competições de boxe dos Jogos Olímpicos de 2016. A arena foi construída sem licitação e não constava no plano original. Na cerimônia de hoje, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB) disse que a licitação não foi feita porque o "equipamento não é da prefeitura".

A empresa francesa GL Events, que aceitou custear investimento de R$ 72 milhões, vai ter a concessão do espaço por 30 anos e já anunciou transformar o pavilhão em um auditório para receber espetáculos depois dos Jogos.

Leia mais

 

Número 1 no caminho

O brasileiro Thomaz Bellucci venceu o francês Nicolas Mahut por 2 sets a 0 e avançou às oitavas de final do Masters 1.000 de Roma.

Bellucci terá pela frente agora o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo e algoz do brasileiro nesta mesma fase na edição de 2015 do torneio.

Leia mais

 

Final na segunda

A Globo resolveu inovar no dia de encerramento das novelas, que geralmente terminam na sexta-feira. Totalmente Demais vai ser a primeira trama da emissora em 39 anos a terminar em plena segunda-feira, no dia 30 de maio.

A última novela da Globo que acabou em uma segunda foi Estúpido Cúpido, em 28 de fevereiro de 1977. Haja Coração, trama que vai substituir Totalmente Demais no horário das 19h, vai começar na terça, dia 30.

Leia mais

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos