Giro UOL traz os destaques da manhã desta quinta, 12/05, para você; ouça

Aline Rocha

Do UOL, em São Paulo

Sai Dilma, entra Temer

Por 55 votos a favor e 22 contra, o Senado aceitou nesta manhã o pedido de abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ela pode ficar afastada por até 180 dias, mas é possível que o processo termine antes.

Agora, o vice-presidente Michel Temer assume interinamente assim que a petista for comunicada oficialmente sobre o afastamento. Se for considerada culpada, Dilma sai da Presidência e não vai poder se candidatar a nenhum cargo por oito anos. Nesse caso, Temer será o presidente até o fim de 2018. Se Dilma for inocentada, ela volta à Presidência. 

Leia mais

 

Novo governo

O presidente interino Michel Temer disse que já definiu quase toda a equipe de ministros do novo governo e vai anunciá-los ainda hoje.

Enquanto acontecia a sessão no Senado, o peemedebista passou a maior parte do tempo reunido com aliados no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente.

Leia mais

 

"Maior partido de oposição"

O senador Humberto Costa, líder do PT no Congresso, disse que "a partir de amanhã" o PT "estará nas ruas" para fazer oposição ao governo de Michel Temer (PMDB).

Costa afirmou que o PT será a maior oposição do Brasil. E também disse que o partido vai retornar ao Palácio do Planalto "pelo voto do povo". 

Leia mais

 

Dilma está esgotada?

Um grupo de petistas está preocupado com a disposição de Dilma Rousseff para liderar a defesa do mandato até o julgamento definitivo do impeachment pelo Senado. A presidente, agora afastada do cargo, dá sinais de esgotamento.

Dilma teria dito que está com saudades de uma vida normal, mas ela descarta a renúncia. A petista estaria decepcionada com o Supremo Tribunal Federal. 

Leia mais

 

"Porrada e bomba"

A noite de ontem foi cheia de confrontos pelo país. Grupos contrários e a favor do impeachment de Dilma Rousseff entraram em conflito em diversas cidades.

Em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, a Polícia Militar usou bombas de gás e spray de pimenta contra manifestantes pró-Dilma.  Já em São Paulo, perto da avenida Paulista, a PM fez um cordão de isolamento entre os grupos pró e contra a presidente, e duas pessoas foram detidas.

Leia mais

 

Vitória e acidente no Morumbi

O São Paulo saiu na frente no duelo com o Atlético-MG nas quartas de final da Libertadores, ontem, no Morumbi. Com gol de Michel Bastos, os donos da casa venceram por 1 a 0, e podem até perder por um gol de diferença em Minas Gerais para conseguir a classificação.

O Morumbi também foi palco de um acidente. Uma grade da numerada do estádio cedeu depois do gol do São Paulo, e alguns torcedores caíram. Durante o resgate, o jogador Wesley chegou a carregar uma das torcedoras acidentadas. Cerca de 20 pessoas foram atendidas no Morumbi, e oito torcedores foram levados para o hospital São Luiz, na zona sul de São Paulo.

Leia mais

 

Noite dos reservas

O time reserva do Santos venceu o Galvez por 3 a 0 ontem, na Arena da Floresta, no Acre, pela segunda fase da Copa do Brasil. O resultado elimina o jogo de volta, que aconteceria na próxima semana na Vila Belmiro.

A equipe santista não contou com nenhum titular e nem com o técnico Dorival Júnior. O time foi comandado pelo filho do treinador, o auxiliar Lucas Silvestre, como aconteceu na primeira fase contra o Santos de Amapá, no Macapá.

Leia mais

 

Caciques da TV

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou ontem, com restrições, a criação de uma empresa que terá Silvio Santos, Edir Macedo e Amilcare Dallevo Jr. como sócios.

A nova companhia vai servir principalmente para negociar os sinais digitais da Record, SBT e RedeTV! com as operadoras de TV por assinatura, mas também deverá lançar novos canais pagos. Estimativas apontam que a empresa pode gerar para as emissoras uma receita anual líquida de R$ 360 milhões a R$ 1 bilhão.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos