Giro UOL traz os destaques da noite desta sexta, 13/05, para você; ouça

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

Mais impostos?

Henrique Meirelles, novo ministro da Fazenda, disse, no primeiro pronunciamento no cargo, que a meta do governo é diminuir impostos, mas agora pode ser preciso criar mais um.

Mais cedo, em entrevista à TV Globo, ele afirmou que a reforma da Previdência é uma das prioridades do governo Temer, e que a proposta pode prever aumento da idade mínima da aposentadoria.

Leia mais

 

Menos 4.000

O ministro do Planejamento, Romero Jucá, afirmou hoje que o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) deverá cortar até 4.000 cargos comissionados.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva realizada no Palácio do Planalto depois da primeira reunião ministerial do novo governo.

Leia mais

 

Pode isso?

O site do Tribunal de Justiça de São Paulo mostra que o novo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes (PSDB), ainda consta como advogado de várias ações na área cível. Moraes assumiu a Secretaria da Segurança Pública em janeiro de 2015.

Na ocasião, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que o nome dele constava em ações judiciais. O então secretário não poderia exercer a advocacia por ter assumido um cargo público. Moraes diz que está licenciado e que deve haver algum erro no sistema do tribunal.

Leia mais

 

Morde e assopra?

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que o governo interino de Michel Temer vai ter mulheres em outros cargos. A afirmação foi uma resposta a perguntas que estavam sendo feitas sobre a ausência feminina nos ministérios.

O novo governo foi criticado por anunciar apenas homens para ministros, o que não acontecia desde Ernesto Geisel, na ditadura, entre 1974 e 1979. Padilha ainda lembrou que a chefe de gabinete de  Temer é uma mulher, Nara de Deus Vieira.

Leia mais

 

Balanço do mercado

No segundo dia de governo Temer, a Bovespa fechou em queda de 2,7%, com 51.804,31 pontos. Apesar da baixa no dia, a Bolsa terminou a semana com leve alta de 0,17%, mas ainda acumula desvalorização de 3,91% no mês.

No mercado de câmbio, o dólar subiu pelo segundo pregão consecutivo. A alta desta sexta foi de 1,47%, para R$ 3,524. A moeda americana termina assim a semana com ganho de 0,59%.

Leia mais

 

Encolhendo...

O nível da atividade da economia brasileira caiu 0,36% em março deste ano em relação a fevereiro, a 15ª queda mensal seguida. Os dados são do Banco Central.

O Índice de Atividade Econômica, que é uma prévia do PIB, registrou um encolhimento de 1,44% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o período anterior. No comparativo com março de 2015, o indicador caiu 6,31%.

Leia mais

 

O mais admirado

Em pesquisa realizada por um site britânico, Silvio Santos foi nomeado a personalidade mais admirada do Brasil em 2016, à frente de empresários, políticos, líderes religiosos e artistas.

O dono do SBT lidera o ranking masculino com 11,8% dos votos, três pontos a mais do que o segundo colocado, o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa, que teve 8,8%.

Leia mais

 

Adeus próximo?

O atacante do Palmeiras Gabriel Jesus está cada vez mais visado pelo mercado europeu. Hoje, o jornal italiano Gazzeta Dello Sport destacou que a Juventus prepara uma oferta entre 15 milhões e 20 milhões de euros pelo jogador de apenas 19 anos.

A oferta deve chegar ao Palmeiras até o meio do ano, período em que se abre a janela de contratações do futebol europeu para a próxima temporada. O clube já adiantou que ainda não recebeu proposta e que só libera o jogador por 40 milhões de euros.

Leia mais

 

Virada Cultural

A Virada Cultural de São Paulo deste ano vai diminuir o tamanho da festa na região central da cidade. Mas vai levar atrações a regiões mais afastadas, como Parelheiros e Pirituba.

Outra novidade é que a Virada começa já na sexta (20 de maio), com atividades entre 17h e 23h. No sábado, quem abre a maratona de 24 horas de shows é Ney Matogrosso, às 18h, no palco Julio Prestes. Lá vão se apresentar também Baby do Brasil, Alcione e Criolo.

Leia mais

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos