Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 16/05, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

Luto na música            

E a segunda-feira começa com uma notícia triste para o mundo da música. O cantor Cauby Peixoto morreu na noite de ontem em São Paulo. Cauby tinha 85 anos e estava internado desde o último dia 9 no hospital Sancta Maggiore por causa de uma pneumonia.

Ele começou a carreira na música em 1949 e ficou conhecido pelos sucessos Conceição, Blue Gardênia, Tarde fria e Lábios que eu beijei.

O cantor estava em turnê pelo Brasil e faria uma apresentação durante a Virada Cultural, neste fim de semana. O velório de Cauby vai acontecer na Assembleia Legislativa de São Paulo, a partir das 8h.

Leia mais

 

Temer admite impopularidade

Em entrevista na TV, o presidente interino Michel Temer (PMDB) disse que não vai ser candidato à reeleição em 2018. Para ele, a decisão permite que não tenha que praticar gestos e atos focados em uma nova eleição.

Temer também reconheceu a rejeição que os brasileiros têm pela gestão dele.  "Eu posso ser até – digamos assim – impopular, mas desde que produza benefícios para o país, para mim é suficiente", disse.

Durante a entrevista, várias capitais registraram panelaços. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre várias pessoas foram às janelas para gritar "Fora, Temer".

Leia mais

 

Fora, Temer!

Grupos contrários ao presidente interino Michel Temer promoveram manifestações em ao menos três capitais ontem, da manhã até a noite. São Paulo, Brasília, e Belo Horizonte registraram protestos nos principais pontos das cidades.

Os manifestantes, em geral, pediam a saída de Temer e criticaram gestão por ter cortado ministérios, não ter mulheres compondo sua equipe e escolhido políticos citados na Operação Lava Jato para compor o governo.

Leia mais

 

Oposição ao novo governo

A Folha ouviu lideranças de movimentos sociais que organizaram protestos contra o impeachment e eles garantiram: não reconhecem o governo de Temer e não vão sair das ruas.

"Não há diálogo", disse Raimundo Bonfim, coordenador –geral da Central de Movimentos Populares, responsável por organizar atos no vale do Anhangabaú e na avenida Paulista, em São Paulo.

 

Para Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a gestão de Temer é ilegítima e o país vai entrar em um período de instabilidade social.

Leia mais

 

"Bunker" de Dilma

Com dados e informações armazenados em quase 14 anos de gestão petista, Dilma Rousseff estruturou no Palácio do Alvorada uma espécie de "centro de inteligência" para uma contraofensiva à gestão de Temer.

No chamado "bunker de resistência", a presidente afastada montou um arquivo detalhado com números e estatísticas de iniciativas e programas das gestões petistas, concentrado na evolução ano a ano e no número de beneficiários das principais vitrines eleitorais da gestão da presidente.

Leia mais

 

"Occupy ETECs"

Estudantes deixaram 12 escolas técnicas desde a última quinta-feira (12), e agora resta apenas uma unidade ocupada no Estado – a de Paraisópolis, na zona oeste de SP.

Na tarde de ontem, alunos da Etec Artes, que fica no Parque da Juventude, na zona norte da capital, fizeram uma faxina geral no prédio antes de deixá-lo. O grupo permaneceu nove dias no local. A saída ocorreu de forma tranquila.

Leia mais

 

Kiedis internado

O vocalista do Red Hot Chili Peppers, Anthony Kiedis, foi levado ao hospital neste sábado (14), o que forçou o cancelamento do show da banda em Irvine, na Califórnia, Estados Unidos.

Representantes do evento confirmaram que a apresentação da banda foi cancelada e que Kiedis foi hospitalizado, mas não deram mais detalhes. A revista Billboard afirmou que Kiedis foi retirado do local em uma ambulância por causa de uma dor de estômago muito forte, mas que a causa exata do problema ainda era desconhecida.

Leia mais

 

"Empatite"

Eliminados recentemente da Libertadores, Corinthians e Grêmio se encontraram na tarde de ontem, na Arena Corinthians, em jogo que marcou a estreia das equipes no Campeonato Brasileiro.

Sem muita criatividade, os times de Tite, atual campeão brasileiro, e Roger lutaram bastante, mas não saíram de um 0 a 0 – com mais chances até para os visitantes, que não souberam transformá-las em gol.

Leia mais

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos