Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 17/05, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

Sem grana para a saúde

O Estado não tem capacidade financeira para suprir todas as garantias constitucionais. A declaração foi feita por Ricardo Barros, o novo ministro da Saúde, ao comentar os possíveis cortes no setor, inclusive no SUS.

Em entrevista à Folha, Barros disse que o governo não tem dinheiro suficiente para oferecer atendimento a todos. "Não adianta lutar por direitos que não poderão ser entregues pelo Estado", argumentou o novo ministro.

Ele não explicou como vão ser os cortes e como isso vai afetar o atendimento. Só que vale lembrar que o direito à saúde está previsto na Constituição e pagamos, com os impostos, por ele.

Leia mais

 

Jogos de azar são a solução?

Ministros do governo do presidente interino Michel Temer querem legalizar os jogos de azar no país. A ideia seria uma forma de aumentar o dinheiro arrecadado pela União.

O ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves e o Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo, defendem a proposta. Temer é "simpático" à sugestão, mas ainda não tratou dela desde que assumiu a Presidência.

Leia mais

 

Eles sabiam?

O ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) disse ontem, no programa Roda Viva, da TV Cultura, que tanto o ex-presidente Lula quanto a presidente afastada Dilma Rousseff tinham conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras.

Delcídio explicou que ele atuou junto ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró de modo a evitar que ele colaborasse com a operação Lava Jato depois de um pedido pessoal de Lula.

Leia mais

 

"Não gostei do tom"

A presidente afastada Dilma Rousseff usou as redes sociais ontem para se manifestar contra as acusações do Itamaraty a países latino-americanos e à União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Na sexta-feira passada, a pasta divulgou notas em que critica ambos por "propagação de falsidades" sobre o processo político no Brasil.

Dilma disse que a reação "expressa a indignação internacional diante da farsa jurídica" montada no país.

Leia mais

 

Na base da conversa

O ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira diz que o governo quer chegar a um acordo com as centrais sindicais sobre a necessidade ou não de se propor mudanças na legislação trabalhista brasileira.

Nogueira participou da reunião entre o governo federal e representantes de quatro centrais sindicais que definiu a criação de um grupo de discussão. Eles começam a trabalhar amanhã e devem apresentar uma proposta em 30 dias.

Leia mais

 

Mais desemprego

Na reunião realizada pelo governo Temer com as centrais sindicais, uma conta apresentada pelo ministro Henrique Meirelles chamou a atenção de sindicalistas. O desemprego deve chegar a 14% este ano.

A última pesquisa da PNAD Contínua, feita pelo IBGE, aponta que o desemprego é de 10,9%. Há um ano a taxa era de 7,9%.

Leia mais

 

Tempestade em São Paulo

A forte tempestade com granizo que ocorreu no fim da tarde de ontem em São Paulo causou a morte de uma pessoa no centro da cidade, deixou ao menos 14 feridos e derrubou 177 árvores, segundo o Corpo de Bombeiros.

A chuva foi resultado de passagem de uma frente fria pela região metropolitana. No largo da Concórdia (Brás), uma árvore caiu em cima de algumas barracas de lanche e matou uma funcionária de uma barraca de açaí, de 22 anos, e feriu mais seis pessoas.

Leia mais

 

Correr evita câncer

Praticar atividades físicas regularmente reduz o risco de desenvolver 13 tipos de câncer, de acordo com um estudo publicado ontem na revista da Associação Médica Americana (JAMA).

Caminhar, correr, nadar ou pedalar são exercícios que podem reduzir a chance de ter esse tipo de doença. E a frequência ideal, para os especialistas, é de 150 minutos por semana.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos