Giro UOL traz os destaques da noite desta terça, 17/05, para você; ouça

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

Paredes com ouvidos

O Serviço de Inteligência do Supremo Tribunal Federal localizou uma escuta de ambiente instalada no gabinete do ministro Luís Roberto Barroso. O episódio aconteceu há algumas semanas. Técnicos constataram que o grampo estava desativado, mas não souberam dizer se o aparelho já havia sido acionado em algum momento.

Para Barroso, o fato preocupa institucionalmente, mas garante que está tranquilo. O ministro também disse que se alguém escutou conversas do gabinete, apenas verificou que eles "trabalham muito e com bom humor".

Leia mais

 

Voltou atrás

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, voltou atrás e disse que não é preciso rever o Sistema Único de Saúde, o SUS. A declaração tinha sido dada ontem durante entrevista, na qual disse que o Estado não tem como assumir todas as garantias previstas na Constituição, como o acesso à saúde.

Agora, Barros diz que é preciso apenas reavaliar os gastos com a Previdência.

Leia mais

 

Amiga da família Temer

A procuradora e professora da PUC-SP Flávia Piovesan aceitou o convite de Michel Temer e assumirá a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça. Piovesan foi assistente de Temer na pós-graduação da faculdade e é amiga da família dele. O convite foi feito por uma das filhas do presidente interino.

Alguns alunos chegaram a divulgar cartas pedindo que a professora recusasse o convite por considerarem o governo "golpista", mas Flávia diz que tomou a decisão por se sentir no dever de evitar recuos e retrocessos num momento tão delicado do país.

Leia mais

 

Equipe econômica de Temer

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou Ilan Goldfajn, economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco, como o novo presidente do Banco Central. Ele foi escolhido para entrar no lugar de Alexandre Tombini.

Antes de assumir, Goldfajn precisa passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos no Senado, presidida por Gleisi Hoffmann, e ser aprovado pelo plenário da Casa. Até lá, Tombini permanece no cargo.

Leia mais

 

Mercado financeiro

A Bovespa fechou em queda de 1,86% hoje, com 50.839,39 pontos. A baixa foi puxada pelo desempenho negativo das ações da Petrobras e dos bancos.

O dólar registrou nova queda, de 0,36%, cotado em R$ 3,492.

Leia mais

 

Universidade pública com mensalidade?

É pública, mas será paga? O novo ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que vai apoiar a cobrança de mensalidades em cursos de extensão e de pós-graduação nas universidades públicas.

Para o ministro, a medida ajudaria nas finanças das instituições afetadas pela queda na arrecadação de impostos. A USP, por exemplo, prevê um rombo de R$ 543 milhões no orçamento deste ano.

Leia mais

 

Seis por meia dúzia

Sai CPMF, mas entra Cide? Sim, parece que esse é o plano B que vai ser apresentado pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para tapar o buraco nas contas públicas.

Em vez da polêmica CPMF, um aumento da Cide, que é o imposto sobre os combustíveis, é considerado pelo próprio presidente interino, Michel Temer, "um remédio menos amargo".

Leia mais

 

Até em Cannes

A sessão de gala de Aquarius, filme brasileiro que concorre à Palma de Ouro no Festival de Cannes, foi marcada por protestos contra o governo interino de Michel Temer.

O Diretor Kléber Mendonça Filho, o ator Humberto Carrão e outros integrantes da equipe mostraram cartazes, em inglês e em francês, com frases como "O mundo não pode aceitar este governo ilegítimo", "um golpe está acontecendo no Brasil" e "Dilma, vamos resistir com você".

Leia mais

 

Seria mais humilde

Se fosse tomar a decisão hoje, o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez é categórico: não faria um estádio dentro dos padrões Fifa para os jogos da Copa do Mundo.

Em entrevista, Sanchez, que é deputado federal pelo PT-SP, falou dos impasses com a construtora Odebrecht e com a Prefeitura de São Paulo e que pensa em se candidatar à presidência da CBF.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos