Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 13/06, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

Leniência para o PT

Presos pela Lava Jato desde o ano passado, os petistas José Dirceu e João Vaccari Neto sugeriram a correligionários que a sigla faça um acordo de "leniência partidária".

A proposta consistiria em acordo seguindo o modelo de leniência feito por empresas, em que elas assumem crimes e são condenadas a pagar multas. Em troca, mantêm a possibilidade de fazer contratos com o governo e os executivos podem aderir ao acordo, com diminuição de pena ou até perdão judicial.

Leia mais

 

Massacre histórico nos EUA

O presidente Barack Obama classificou como "ato de terrorismo e de ódio" o ataque que deixou 50 mortos e 53 feridos na Pulse, uma boate LGBT em Orlando, nos EUA.

Omar Saddiqui Mateen, autor do mais mortal massacre a tiros da história dos EUA, foi morto por agentes policiais dentro da casa noturna. Filho de afegãos, Mateen era investigado pelo FBI por suspeita de ligações com o Estado Islâmico.

Leia mais

 

Temer e a "guerra"

Após comparar o primeiro mês no poder a uma "guerra", Michel Temer divulgou o balanço oficial do período. Foram destacadas 14 medidas, como a redução no número de ministérios, a nova meta fiscal e a nomeação do que chamou de "equipe econômica de peso".

O presidente interino omitiu as demissões dos ministros Romero Jucá e Fabiano Silveira, além de deixar de fora o recuo em relação à extinção do Ministério da Cultura.

Leia mais

 

Enem em risco

O Ministério da Educação fez as contas e concluiu que falta dinheiro para realizar o Enem deste ano. Cálculos iniciais indicam que seria necessária a liberação de cerca de R$ 75 milhões além do já separado pela pasta para a realização das provas.

Para conseguir o aval do Planejamento para os recursos, o ministério terá de oferecer em troca cortes em outros gastos.

Leia mais

 

Frio em São Paulo

A Defesa Civil colocou toda São Paulo em estado de alerta desde às 17h deste domingo (12) devido às baixas temperaturas. A temperatura mais baixa na capital foi de 0º C no bairro Capela do Socorro, na zona sul.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), o dia de hoje será de sol e elevação gradativa da temperatura. Os termômetros podem registrar no máximo 20º C no período da tarde.

Leia mais

 

Fim do rotativo do cartão?

A associação das empresas de cartões deve apresentar nos próximos meses uma proposta para diminuir gradativamente o uso do rotativo do cartão de crédito e até extingui-lo. A linha é utilizada quando o cliente não paga o total da fatura mensal.

A avaliação é que a modalidade traz mais perdas do que ganhos para as empresas. Além de despesas e prejuízos com a inadimplência, o produto prejudica a imagem dos bancos e o relacionamento com o cliente.

Leia mais

 

Força na bomba

O grupo Ultra, que controla a rede de postos Ipiranga, comprou a concorrente Ale por R$ 2,168 bilhões e agora detém 18% do mercado das distribuidoras de combustível do país.

A liderança se mantém com a Petrobras Distribuidora, que possui uma fatia de 19,4% das bombas, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Leia mais

 

Adeus Dunga?                                                                             

O Peru venceu por 1 a 0 e eliminou o Brasil da Copa América Centenário. O jogo foi marcado por problemas de arbitragem. Deixaram de ser marcados pênaltis para os dois lados, mas foi validado um o gol de mão dos peruanos após muita discussão.

A seleção não caia na primeira fase do torneio desde 1987 e agora o cargo do técnico Dunga fica ainda mais ameaçado após a pior campanha em 30 anos.

Leia mais

 

Domingo de clássicos

Em jogo com torcida única no Allianz Parque, o Palmeiras bateu o Corinthians por 1 a 0. A equipe alviverde tirou o adversário da ponta e agora é vice-líder do Brasileirão. Os corintianos ficaram incomodados após o juiz anular um gol de empate no último minuto.

Já em Minas, Fred estreou com a camisa do Atlético-MG e fez um gol no clássico. Ainda assim, o Galo foi derrotado pelo Cruzeiro por 3 a 2 e caiu para a zona de rebaixamento. Após sete rodadas, o Internacional lidera o Brasileirão com 16 pontos.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos