Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 14/06, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

Telefone mudo

O ministro do STF Teori Zavascki decidiu ontem anular parte da interceptação telefônica feita pela Lava Jato envolvendo o ex-presidente Lula e a presidente afastada Dilma Rousseff.

O ministro ainda determinou que a maior parte das investigações envolvendo o petista que estavam no Supremo seja devolvida para o comando do juiz Sergio Moro.

Leia mais

 

Mais trabalho para Moro

O STF também enviou para o juiz Sergio Moro procedimentos que envolvem na Lava Jato os ex-ministros Edinho Silva (Comunicação Social), Jaques Wagner (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Direitos Humanos). A decisão inclui também o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli.

Eles foram citados por delatores da Lava Jato, mas como foram afastados do governo e perderam foro privilegiado, não precisam mais ser investigados no Supremo.

Leia mais

 

Reputação em risco

A OAS citou o senador e chanceler José Serra (PSDB-SP) nas negociações para firmar acordo de delação premiada na operação Lava Jato. O tucano integra lista de quase uma centena de políticos sobre os quais a empreiteira promete dar informações detalhadas de contribuições para campanhas eleitorais.

Serra pode integrar também a delação da Odebrecht. Ele já aparecia na lista de mais de 200 políticos que foi obtida em operação de busca e apreensão feita na casa de um dos executivos da empreiteira.

Leia mais

 

Cunha é multado

O Banco Central encerrou o processo administrativo contra Eduardo Cunha e a mulher, Claudia Cruz. Eles serão obrigados a pagar multa por não terem declarado recursos no exterior. Cunha precisará pagar R$ 1 milhão, e Claudia, R$ 130 mil. Ainda cabe recurso.

Hoje, o Conselho de Ética decide se pede a cassação ou se o pune com pena mais branda pela acusação de ter mentido sobre contas fora do país.

Leia mais

 

Não precisa mais...

Em mais uma decisão que irritou aliados da presidente afastada Dilma Rousseff, a comissão do impeachment no Senado dispensou ontem quatro das nove testemunhas convocadas para prestar depoimento ao colegiado. As dispensas foram solicitadas por três senadores que defendem o impeachment.

O intuito, segundo assessores dos parlamentares, é agilizar a fase de depoimentos para que esta etapa seja encerrada no prazo previsto, até a próxima sexta-feira (17).

Leia mais

 

Folga forçada

A Petrobras decidiu retomar a proposta de oferecer redução da carga horária, com corte nos salários, a empregados da área administrativa. A medida foi anunciada em 2015, mas esbarrou na resistência de sindicatos.

A proposta faz parte de um esforço para reduzir os custos operacionais da estatal, que já anunciou o corte de 43% das funções gerenciais e vem provocando forte enxugamento do quadro de terceirizados.

Leia mais

 

Dunga, nunca mais

Marco Polo Del Nero disse a pessoas próximas que está decidido: não quer continuar com Dunga. O presidente da CBF vai se encontrar com o técnico da seleção hoje para ouvi-lo, mas não deve voltar atrás.

Del Nero já escolheu o preferido para substituir Dunga. É o corintiano Tite que, agora, já considera a possibilidade de aceitar ao convite, segundo familiares e amigos.

Leia mais

 

Portões fechados

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu as punições a Palmeiras e Flamengo por conta das brigas entre torcedores no jogo do último dia 5, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro.

O clube paulista levou uma pena mais dura, perdendo um mando de campo, onde terá que jogar com portões fechados para a torcida. Já o Flamengo, também perdeu um mando, mas poderá cumprir a sanção com portões abertos.

Leia mais

 

Brasileiro entre os melhores do mundo

Foi anunciada em Nova York ontem a nova edição do ranking 50 Best, que premia os melhores restaurantes do planeta. A lista, criada pela revista britânica Restaurant, colocou o italiano Osteria Francescana no topo da premiação.

O único restaurante brasileiro presente no ranking é o D.O.M., de Alex Atala, que caiu duas colocações em relação a 2015 e foi para a 11ª posição.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos