Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 20/06, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

Diferença entre ricos e pobres

A desigualdade entre ricos e pobres voltou a crescer com força no primeiro trimestre deste ano. É o que mostra o estudo do professor da USP Rodolfo Hoffmann, especialista em políticas sociais, que usou dados do IBGE na pesquisa.

Desde o início do segundo mandato da presidente afastada, Dilma Rousseff, a desigualdade entre desempregados e ocupados aumentou quase 3%. Nesse período, a taxa de desemprego subiu de 7,9% para 10,9%.

Leia mais

 

Cunha contra a parede

Na tentativa de se salvar, o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) articula uma nova ofensiva em busca de apoio contra a cassação do mandato. O peemedebista quer reunir hoje aliados e fazer um pronunciamento à imprensa amanhã para rebater as acusações contra ele.

Nos bastidores, Cunha é pressionado a renunciar ao cargo de presidente da Câmara. Também existem rumores de que ele pode aceitar fazer uma delação premiada na Lava Jato. O prazo para que a comissão se decida sobre o caso é 28 de junho e, depois dessa data, o plenário pode votar a cassação.

Leia mais

 

Vai abrir a boca?

Em mais uma tentativa de fechar um acordo de delação premiada, o operador do mensalão Marcos Valério entregou na semana passada ao Ministério Público de Minas Gerais uma proposta de colaboração para revelar novos detalhes sobre os escândalos do mensalão do PSDB e do PT.

O advogado Jean Robert Kobayashi Júnior, escalado para negociar a proposta, afirma que Valério deve entregar "cerca de 20 nomes", incluindo parlamentares com foro privilegiado de diversos partidos, e nomes envolvidos nos escândalos investigados na Lava Jato.

Leia mais

 

Situação dos refugiados

O número de pessoas forçadas a se deslocar por causa de conflitos e violência atingiu 65,3 milhões em todo o mundo. Os dados são do relatório do Acnur, entidade da ONU para refugiados.

O levantamento foi feito no final de 2015 e mostra que uma em cada 113 pessoas no mundo era refugiada ou tinha migrado do território de origem. O número representa um recorde de deslocados desde o período após a 2ª Guerra Mundial.

Leia mais

 

Quem bate? É o frio!

Podem tirar o casaco e o guarda-chuva do armário que o inverno deste ano começa hoje com dias mais nublados e chuvosos. A previsão é que a semana seja menos gelada do que a passada, quando as temperaturas atingiram 0°C na cidade de São Paulo.

Ao longo da semana, a máxima na capital paulista deve variar entre 16°C e 21°C. Na quarta-feira a previsão é de chuva forte. E o sol vai começar a aparecer na quinta-feira.

Leia mais

 

Ajuda aos que mais precisam

Mesmo com a crise econômica, 77% dos brasileiros fizeram algum tipo de doação em 2015. Desses, 62% doaram bens, 52% doaram dinheiro e 34% doaram seu tempo para algum trabalho voluntário.

Considerando apenas os que doaram dinheiro para organizações sociais, o índice chega a 46%. Em 2015, as doações individuais dos brasileiros totalizaram R$ 13,7 bilhões, valor que corresponde a 0,23% do PIB brasileiro. Os dados fazem parte da Pesquisa Doação Brasil.

Leia mais

 

Brasileirão tem novo líder

E a nona rodada do Brasileirão foi marcada por golaços, frangos, pelos órfãos do técnico Tite e terminou com um novo líder, o Palmeiras.

Depois de vencer o Santa Cruz por 3 a 1 no sábado, o time alviverde viu o Internacional perder para o Figueirense por 3 a 2 no domingo e agora ocupa a primeira colocação da competição.

Destaque também para o Corinthians, que venceu o Botafogo por 3 a 1 no primeiro desafio do time em casa sem o técnico Tite. O Cruzeiro, por outro lado, perdeu mais uma, dessa vez por 2 a 0 para o Grêmio, e é agora o lanterninha do Brasileirão.

Leia mais

 

NBA

O Cleveland Cavaliers enfim conquistou o primeiro título da NBA. Com show de LeBron James e Kyrie Irving, os Cavaliers venceram o sétimo jogo da série por 93 a 89 e se vingaram do Golden State Warriors, que havia decidido o duelo a seu favor no ano passado fora de casa.

Foi a primeira vez na história que um time que perdia a série melhor de sete por 3 a 1 conseguiu a virada para ser campeão – até então, em 32 ocasiões, nenhuma equipe havia alcançado o feito.

Ao final da partida, LeBron ainda conquistou o prêmio de jogador mais valioso das finais da NBA pela terceira vez na carreira.

Leia mais

 

 

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos