Giro UOL traz os destaques da manhã desta quinta, 23/06, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Paulo Bernardo é preso 

O ex-ministro Paulo Bernardo foi preso nesta manhã em Brasília na 31ª fase da operação Lava Jato.

A Polícia Federal indiciou Paulo Bernardo e a mulher dele, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), ao concluir o inquérito sobre as suspeitas de que dinheiro desviado da Petrobras abasteceu a campanha da parlamentar em 2010.

Leia mais

 

Temer pede agenda positiva 

Com o objetivo de melhorar o ambiente econômico antes do julgamento final do impeachment, o presidente interino Michel Temer pediu à equipe medidas econômicas que lancem uma agenda positiva em 15 dias.

Entre elas, devem estar a diminuição das restrições para que estrangeiros comprem terras no Brasil, a profissionalização das agências reguladoras e a renovação de concessões com compromisso de novos investimentos.

Leia mais

 

Agronegócio pode sofrer 

O governo Temer estuda incluir na proposta de reforma da Previdência Social elevar a taxação sobre o setor do agronegócio para reduzir o déficit do sistema de aposentadorias no país.

A medida é defendida pela área econômica do governo e pelas centrais sindicais. A ideia é acabar com a isenção do agronegócio no pagamento de contribuição previdenciária sobre a receita obtida com exportação. Isso pode gerar uma receita extra de R$ 6,5 bilhões por ano.

Leia mais

 

Por um fio 

A decisão do STF de transformar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em réu pela segunda vez na Lava Jato agravou a já deteriorada situação política do peemedebista. Agora, deputados afirmam que nem a renúncia ao cargo de presidente da Câmara deve ser considerada uma cartada capaz de livrá-lo da cassação.

A avaliação de parlamentares ouvidos pela Folha é que o desgaste da imagem de Cunha chegou ao auge e não há margem de manobra capaz de fazer com que ele obtenha uma vitória na Comissão de Constituição e Justiça.

Leia mais

 

Erros da Samarco 

A Polícia Federal apreendeu um email que mostra que a Samarco alterou totalmente o projeto durante a construção da barragem de Fundão, não enviou para revisão, usou materiais mais baratos na drenagem e deixou de registrar as mudanças feitas.

O documento, obtido pelo jornal Folha de S.Paulo, é citado pela PF no inquérito como prova de que a Samarco sabia de todos os problemas da barragem. No relatório, a polícia aponta que, para economizar na obra, a empresa colocou a segurança de lado.

Leia mais

 

Foragido é encontrado morto 

O empresário Paulo Cesar de Barros Morato, único foragido da operação Turbulência, deflagrada na última terça-feira, foi encontrado morto na noite de ontem em um motel na cidade de Olinda, em Pernambuco.

De acordo com a Polícia Federal, Morato seria o real proprietário da empresa envolvida na compra do avião que transportava o ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência em 2014 Eduardo Campos e caiu em Santos (SP), em agosto de 2014.

Leia mais

 

Fica ou sai? 

O Reino Unido decide hoje sobre a permanência na União Europeia. Um recorde de 46,5 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para votar se querem ficar ou deixar o bloco comunitário.

A expectativa é que o resultado seja conhecido nesta sexta-feira.

Leia mais

 

Rodada do Brasileirão 

Quatro jogos encerram hoje a décima rodada do Campeonato Brasileiro. Às 21h, o São Paulo recebe o Sport. Coritiba e Internacional se enfrentam às 21h30. Um pouco mais cedo, às 19h15, o Grêmio pega o Vitória. Às 14h, Chapecoense e Atlético-PR fazem o duelo adiado ontem por conta da forte neblina em Santa Catarina. Você acompanha todos esses jogos pelo aplicativo Placar UOL ou pelo site uol.com.br.

Na noite desta quarta, o Corinthians perdeu para o Atlético-MG por 2 a 1 na estreia do técnico Cristóvão Borges. O Flamengo entrou no G4 ao bater o Santa Cruz por 1 a 0. O Santos foi para o quinto lugar ao vencer o Fluminense por 4 a 2. O Cruzeiro se reabilitou ao golear a Ponte Preta fora de casa por 4 a 0, e Botafogo e Figueirense ficaram no 0 a 0.

Leia mais

 

Copa América repete final 

Em um jogo que durou três horas e meia por causa de uma tempestade que caiu em Chicago, o Chile garantiu vaga na final da Copa América Centenário ao vencer a Colômbia por 2 a 0.

Na decisão, os chilenos vão enfrentar a Argentina, em uma reedição da final do ano passado, vencida pelo Chile nos pênaltis.

Leia mais

 

Agora você pode receber o Giro UOL pelo WhatsApp

O UOL agora envia para você o Giro UOL, um boletim com as principais notícias do dia, pelo WhatsApp. É grátis. O cadastro é simples e rápido.

Primeiro adicione o número do Giro UOL, +55 11 97258-8073 (não esqueça do "+55"), aos seus contatos. Depois envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo apenas o código giro10 (sem espaços). Dentro de alguns dias você passa a receber o Giro UOL pela manhã e à noite. O sistema é automático e enviará somente os boletins. Não envie para esse número fotos, mensagens ou vídeos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos