Giro UOL traz os destaques da noite desta quinta, 23/06, para você; ouça

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

Mais um preso

Um escritório de advocacia ligado a Paulo Bernardo, ex-ministro dos governos Lula e Dilma, movimentou aproximadamente R$ 7 milhões em propina vindos de uma empresa que mantinha contratos com o governo federal entre 2010 e 2015.

A afirmação é do procurador federal Andrey Borges, do Ministério Público Federal de São Paulo. Paulo Bernardo foi preso hoje durante a operação Custo Brasil, desdobramento da Lava Jato. A defesa do ex-ministro classificou a prisão como "ilegal".

Leia mais

 

Outro? Vai sobrar alguém?

Ainda durante a operação Custo Brasil, Valter Correia da Silva, secretário municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo, também foi preso hoje pela Polícia Federal.

A gestão do prefeito Fernando Haddad afirmou que Correia pediu exoneração do cargo para "se defender das acusações".

Leia mais

 

Pediu pressa

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a reforma da Previdência precisa ser aprovada neste ano e que a redução das despesas públicas ajudará o trabalho do Banco Central na redução da taxa básica de juros, a Selic.

Meirelles também disse que a aprovação das mudanças nas regras do pré-sal é prioridade do governo.

Leia mais

 

Condições para novas eleições

A presidente afastada, Dilma Rousseff, condicionou hoje o apoio à proposta de um plebiscito para definir a convocação de novas eleições presidenciais a um maior respaldo da alternativa no Senado.

Em reunião com dirigentes de partidos aliados, a petista avaliou que não adianta encampar a proposta de maneira solitária caso ela não conte com um apoio mais significativo na Casa.

Leia mais

 

Minhocão rebatizado

A Câmara Municipal de São Paulo decidiu mudar o nome do Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, para Elevado Presidente João Goulart.

O projeto de lei retira a atual denominação do presidente da ditadura militar, Artur da Costa e Silva e substitui pelo presidente deposto pelos militares, João Goulart. Agora, segue para sanção do prefeito, Fernando Haddad.

Leia mais

 

A movimentação do mercado

A Bolsa fechou em alta de 2,8%, com 51.559,82 pontos. Esta é a maior alta diária desde o dia 10 de maio.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 0,99%, cotado em R$ 3,344. Este é o menor valor em quase 11 meses, desde julho de 2015.

Leia mais

 

Cenas de terror

Um homem vestindo uma máscara abriu fogo hoje dentro de um cinema na pequena cidade de Viernheim, próximo a Frankfurt, na Alemanha, e foi morto depois da ação da polícia.

Apesar do susto, ninguém morreu. As motivações do ataque ainda são desconhecidas, mas a hipótese de terrorismo foi descartada.

Leia mais

 

Trump x Hillary

Depois de ser chamado de "fracasso corporativo" por Hillary Clinton, Donald Trump revidou a crítica com insultos. Ambos são pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos

O republicano chamou a rival democrata de "mentirosa de marca maior" e a acusou de usar o cargo de chanceler para enriquecer. O partido quer que Trump centre fogo em Hillary e seja menos extremista.

Leia mais

 

Jobson e mais uma polêmica 

O jogador Jobson foi preso hoje acusado de estuprar quatro adolescentes em Conceição do Araguaia, no Pará. Jobson não ofereceu resistência à detenção, que aconteceu na chácara do jogador em Couto Magalhães, no Tocantins.

O atleta de 28 anos, que está suspenso do futebol até 2019 por ter se recusado a fazer um exame antidoping, é investigado ainda por ter estuprado uma quinta jovem.

Leia mais

 

Agora você pode receber o Giro UOL pelo WhatsApp

O UOL agora envia para você o Giro UOL, um boletim com as principais notícias do dia, pelo WhatsApp. É grátis. O cadastro é simples e rápido.

Primeiro adicione o número do Giro UOL, +55 11 97258-8073 (não esqueça do "+55"), aos seus contatos. Depois envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo apenas o código giro10 (sem espaços). Dentro de alguns dias você passa a receber o Giro UOL pela manhã e à noite. O sistema é automático e enviará somente os boletins. Não envie para esse número fotos, mensagens ou vídeos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos