Giro UOL Especial: Cunha e Lula perdem com eleição de Maia, diz Josias

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Numa disputa decidida em segundo turno, Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara para ocupar um mandato-tampão de seis meses, até 31 de janeiro de 2017. Maia teve 285 votos, contra 170 de Rogério Rosso (PSD-DF). Cinco entre os 460 deputados presentes votaram em branco.

A eleição foi precipitada pela renúncia ao cargo de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado há dois meses do mandato por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Nesse período, a Câmara foi comandada pelo vice-presidente Waldir Maranhão (PP-MA).

Para Josias de Souza, blogueiro do UOL, Eduardo Cunha, ex-presidente da Casa, e o ex-presidente Lula foram os grandes derrotados nesta disputa. Ele afirma que o maior desafio de Rodrigo Maia nesses pouco mais de seis meses na presidência da Câmara é comandar uma casa que está desmoralizada perante a opinião pública e necessitando de um líder.

Leia mais

 

Quem é Rodrigo Maia

Filho do ex-prefeito do Rio Cesar Maia, o deputado do DEM está no quinto mandato na Câmara. Entre 2007 e 2011, Maia presidiu o DEM. No ano seguinte concorreu à Prefeitura do Rio de Janeiro, mas ficou em terceiro lugar, obtendo apenas 3% dos votos válidos.

Recentemente, Rodrigo Maia chegou a ser cotado para ocupar a função de líder do governo Temer na Câmara, cargo importante por representar a orientação do Planalto nas votações. No entanto, ele acabou preterido e o escolhido para ser líder de Temer foi André Moura (PSC-SE), aliado de Cunha e expoente do centrão.

Leia mais

 

'No momento certo'

Minutos depois de ser eleito presidente da Câmara, Rodrigo Maia mandou um recado ao deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ao avisar que vai pautar o pedido de cassação do peemedebista quando o plenário estiver com um 'quorum adequado.

O plano vai contra o desejo de Cunha, que vinha trabalhando para que o caso fosse decidido com o menor número possível de deputados presentes, o que aumentaria as chances de salvação.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos