Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 18/07, para você; ouça

Aline Rocha

Do UOL, em São Paulo

Petrobras privatizada?

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse ao jornal Folha de S. Paulo que a sociedade brasileira ainda não está madura para discutir a privatização da estatal, mas admitiu estudar o controle compartilhado com o setor privado de algumas subsidiárias, como a BR Distribuidora ou a Transpetro.

Parente também afirmou que os diretores envolvidos no escândalo da Lava Jato foram escolhidos com a intenção de praticar crimes, e apontou que uma das razões da crise na empresa foi fazer a escolha deliberada de pessoas "desonestas".

Leia mais

 

Prisão ou delação

O empresário Marcelo Odebrecht foi convencido pelos procuradores da operação Lava Jato a desistir de um pedido de liberdade feito pelo advogado dele no dia 5 de julho.

Odebrecht tinha duas alternativas: ou retirava o pedido de liberdade, ou estavam encerradas as negociações para o acordo de delação premiada, que vinham acontecendo desde março, logo depois de ter sido condenado a 19 anos de prisão.

Leia mais

 

Obras novas com contratos antigos

A obra de construção da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro e da ligação com a linha 1, que está sob suspeita de corrupção, usou dois contratos do século passado para sair do papel. O mais antigo deles foi firmado em 1987, antes da lei das licitações e com os valores originais ainda em cruzados.

A reativação dos contratos antigos fez com que o Estado começasse a obra sem saber quanto ela custaria. Em 2012, o projeto era estimado em R$ 5,4 bilhões, mas deve consumir R$ 10,4 bilhões. O Ministério Público do Rio investiga o caso.

Leia mais

 

Exame confirma morte de brasileira

A brasileira Elizabeth Cristina de Assis Ribeiro, 30, que estava desaparecida desde o dia do atentado que deixou 84 mortos em Nice, na França, teve a morte confirmada pelo Itamaraty na noite de ontem. A informação foi repassada pelas autoridades francesas depois de um exame de DNA.

De acordo com o Itamaraty, dois funcionários do consulado brasileiro de Paris vão para Nice prestar assistência à família de Elizabeth.

Leia mais

 

Violência nos EUA

Três policiais e pelo menos um suspeito foram mortos em um tiroteio, na manhã de ontem, em Baton Rouge, capital da Louisiana (EUA), cidade onde um negro foi assassinado por um agente branco no início do mês. Pelo menos outros três policiais ficaram feridos, um deles em estado grave.

Os policiais chegaram ao local depois de responderem a uma chamada sobre um homem que caminhava com um rifle pela rua. De acordo com a imprensa americana, o atirador foi identificado como Gavin Long, um ex-fuzileiro naval de 29 anos.

Leia mais

 

Uber x Táxi

O serviço do Uber é defendido por sete em cada dez moradores da cidade de São Paulo, de acordo com pesquisa do Datafolha.

Os taxistas, categoria mais afetada pelo aplicativo americano, também tiveram o trabalho bem avaliado, já que 65% dos usuários de táxi dizem considerar o serviço ótimo ou bom, 24%, regulares, e 10%, ruins ou péssimos.

Leia mais

 

Mais um vice

A seleção brasileira masculina de vôlei amargou, ontem, o sexto vice-campeonato na Liga Mundial. Em Cracóvia, na Polônia, o time nacional foi superado pela Sérvia por 3 sets a 0 no último grande teste antes da estreia nos Jogos Olímpicos, no dia 7 de agosto.

O título foi o primeiro da Sérvia na história da competição depois de cinco vice-campeonatos. Os sérvios dedicaram todas as atenções à competição porque não conseguiram a classificação para os Jogos Olímpicos.

Leia mais

 

Pode isso?

O atacante Riascos, do Cruzeiro, disparou contra o clube depois da derrota por 2 a 0 para o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. Questionado se o desempenho da equipe foi normal, o colombiano se revoltou e xingou o clube.

Depois das declarações do atacante, a diretoria do Cruzeiro resolveu dispensar o jogador e disse que vai buscar a forma mais dura para puni-lo. Riascos também vai ser multado em 40% do salário e vai treinar separado do grupo até encontrar um novo clube.

Leia mais

 

Sabatinas de candidatos em São Paulo

Começa hoje a série de sabatinas feitas pelo UOL, Folha de S. Paulo e SBT dos candidatos à Prefeitura de São Paulo. Foram convidados os sete concorrentes com mais intenção de voto na última pesquisa do Datafolha, divulgada na sexta-feira.

O primeiro sabatinado vai ser Andrea Matarazzo (PSD), hoje, a partir de 10h. A entrevista tem duração de uma hora e vai ser transmitida ao vivo pelo UOL.

Leia mais

 

 

 

 

 


 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos