Giro UOL traz os destaques da manhã desta quinta, 21/07, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Aumento salarial 

Mesmo em meio a um esforço de ajuste fiscal, o presidente interino, Michel Temer, sancionou sem vetos as propostas que concedem reajuste salarial de 41,5% para servidores do Poder Judiciário e de 12% para funcionário do Ministério Público.

Pela proposta, o aumento para o Poder Judiciário ocorre de forma escalonada em oito parcelas até julho de 2019. De acordo com o Ministério do Planejamento, há espaço fiscal para o aumento. O total acumulado de gastos nos quatros anos da proposta é de R$ 22,3 bilhões.

Leia mais

 

O novo rei das MPs

Mesmo interino, Michel Temer é o presidente da República que mais editou medidas provisórias no início de uma gestão desde Fernando Collor e o polêmico plano de enfrentamento da inflação com o confisco da poupança e de depósitos bancários em 1990.

Em dois meses, Temer editou 16 MPs, principal instrumento usado pelo Executivo para legislar e que deve se ater a temas com urgência e relevância. Entre outros pontos, as medidas de Temer tratam da redução dos ministérios e de propostas para a recuperação da economia.

Leia mais

 

Projeto para terceirização sem alterações 

Apesar de o Ministério do Trabalho ter uma nova proposta para a terceirização, a Casa Civil descarta novas modificações na proposta.

As possíveis alterações forçariam uma nova votação na Câmara dos Deputados.

Leia mais

 

De olho na segurança 

O governo brasileiro monitora, a poucos dias do início dos Jogos Olímpicos do Rio, que serão abertos em 5 de agosto, cerca de cem pessoas suspeitas de serem simpatizantes de terrorismo no país.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, essa lista foi elaborada pelas autoridades a partir do comportamento desses cidadãos, brasileiros e estrangeiros que vivem em território nacional, na internet.

Leia mais

 

Mortes no trânsito diminuem em SP 

A cidade de São Paulo registrou queda de 21% no total de mortes em decorrência de acidentes de trânsito na comparação entre o primeiro semestre deste ano e os seis primeiros meses de 2015.

De acordo com levantamento do jornal Folha de S.Paulo, em 2015, a capital havia tido 599 mortes até o fim do mês de junho. Neste ano, foram 476 vítimas. A redução é bem mais expressiva do que no Estado como um todo, em que a queda no número de mortes foi de 8%.

Leia mais

 

Fim do prazo do Fies 

Os estudantes pré-selecionados na chamada única do Processo Seletivo do segundo semestre de 2016 do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, têm até hoje para concluir as inscrições.

Este passo é apenas o primeiro para o convocado garantir o financiamento. Ele ainda vai precisar passar por outras etapas, como enviar a documentação à instituição de ensino e assinar o contrato no banco.

Leia mais

 

O vice do Trump 

O governador de Indiana, Mike Pence, aceitou formalmente a indicação como candidato à vice-presidência dos Estados Unidos, como companheiro de chapa do magnata Donald Trump.

Pence é um político ultraconservador bem-visto pelo setor tradicional do Partido Republicano. A nomeação dele como vice deve ajudar Trump no apoio com as maiorias republicanas no Congresso, onde muitos legisladores ainda criticam a indicação dele.

Leia mais

 

Copa do Brasil 

Apenas um jogo vai ser realizado hoje pela Copa do Brasil. O Atlético-PR recebe a Chapecoense na Arena da Baixada a partir das 21h. Ontem, Vasco, Cruzeiro e Botafogo-PB garantiram vaga nas oitavas de final da competição.

O Santos não saiu do zero com o Gama e vai decidir a classificação para a próxima fase no dia 27 de julho, na Vila Belmiro. Pela final da Libertadores, Independiente Del Valle e Atlético Nacional empataram em 1 a 1 no Equador. Com o resultado, será campeão quem vencer o jogo da semana que vem, em Medellín.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos