Giro UOL traz os destaques da noite desta quinta, 28/07, para você; ouça

Do UOL, em São Paulo

Sítio de amigo do Lula

A Polícia Federal apontou indícios de que o ex-presidente Lula e a mulher dele, Marisa Letícia, orientaram reformas feitas no sítio em Atibaia, no interior de SP, frequentado pela família do petista.

De acordo com peritos da PF, as obras começaram em novembro de 2010, quando Lula ainda exercia o segundo mandato de presidente. Os trabalhos duraram até outubro de 2014 e custaram R$ 1,2 milhão. Procuradores investigam se as empreiteiras Odebrecht e OAS e o pecuarista José Carlos Bumlai prestaram favores ilegalmente ao ex-presidente por meio do pagamento de obras e melhorias para o sítio.

Leia mais




Marta sabatinada

Em sabatina do UOL, da Folha de S. Paulo e do SBT, a senadora e pré-candidata a prefeita de São Paulo pelo PMDB, Marta Suplicy, disse que vai dar prioridade à área da saúde se for eleita.

Marta falou também em alterar o projeto atual de ciclovias e rever a regulamentação do Uber. A senadora também diz se arrepender de ter implementado um imposto sobre o lixo quando ela foi prefeita de São Paulo, pelo PT, o que lhe rendeu o apelido de 'Martaxa'.

Leia mais



De volta para a prisão

O contraventor Carlinhos Cachoeira foi preso de novo na manhã de hoje pela Polícia Federal, no Rio. Ontem a Justiça pediu a prisão de Cachoeira, do empresário Fernando Cavendish, dono da Construtora Delta, além de mais três acusados.

Cachoeira e Cavendish tinham sido presos na Operação Saqueador, que investiga supostos desvios de recursos de obras públicas, mas tinham deixado o presídio Bangu 8, no Rio, para cumprir prisão domiciliar.

Leia mais


Novas denúncias da Lava Jato

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro denunciou 15 pessoas envolvidas no esquema de fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro em contratos feitos entre a Eletronuclear e as empresas Andrade Gutierrez e Engevix para as obras da usina de Angra 3.

A denúncia é a primeira feita pelo MPF do Rio na operação Lava Jato.

Leia mais



Réu 12 anos depois

A Justiça Federal em Brasília aceitou uma ação de improbidade administrativa de 2004 contra Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ex-ministro do Turismo do governo Michel Temer e ex-deputado federal.

Agora Alves passa a responder como réu no processo, que apura indícios de enriquecimento ilícito entre 1998 e 2002, quando exerceu mandato parlamentar.

Leia mais



Mercado financeiro

A Bolsa fechou em queda de 0,33%, com 56.667,12 pontos. A queda de hoje foi puxada, principalmente, pelo desempenho negativo das ações da Petrobras e dos bancos, em especial o Bradesco, que caiu mais de 4%. As ações do Grupo Pão de Açúcar despencaram mais de 10%.

No mercado de câmbio, o dólar subiu 0,78%, cotado em R$ 3,296.

Leia mais



Inflação do aluguel desacelera

O IGP-M, índice usado no reajuste do aluguel, teve alta de 0,18% em julho, o que indica uma desaceleração em relação a junho, quando o índice subiu 1,69%.

Em julho do ano passado, a variação foi de 0,69%. Os dados são da FGV.

Leia mais



Adeus aos Jogos e ao esporte?

A russa Yelena Isinbayeva, estrela do salto com vara, confirmou que está mesmo fora da Olimpíada do Rio. Ela acabou cortada por causa de uma punição para toda a equipe de atletismo da Rússia, depois de um escândalo de doping.

A bicampeã olímpica de 34 anos tinha declarado que ia tentar participar da Rio-16 até o fim, mas ela recebeu uma resposta negativa da Federação Internacional das Associações de Atletismo, a Iaaf. A expectativa é que Isinbayeva se aposente, já que ela disse que pretendia deixar o esporte depois da Olimpíada no Rio.

Leia mais



Futebol só no videogame

Wendell Lira, que ficou conhecido por ganhar o Prêmio Puskas de gol mais bonito de 2015, confirmou a aposentadoria motivada por lesões.

Longe dos gramados, ele vai continuar sendo jogador de futebol, mas só no videogame. Wendell lançou um canal no YouTube focado no game de futebol Fifa.

Leia mais



Música ao ar livre

O Lollapalooza completa 25 anos e ganha mais fôlego. Pela primeira vez, a edição norte-americana do evento vai durar quatro dias, e não mais três. O festival começa hoje no Grant Park, em Chicago, e vai até domingo. Alguns dos principais shows vão ser transmitidos pelo UOL, em parceria com a Red Bull TV.

A programação do festival traz atrações como Lana Del Rey, Radiohead, Red Hot Chili Peppers e LCD Soundsystem.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos