Giro UOL traz os destaques da noite desta sexta, 29/07, para você; ouça

Alexander Vestri

Do UOL, em São Paulo

Suposta compra de silêncio

A Justiça Federal de Brasília tornou réus o ex-presidente Lula, o ex-senador Delcídio do Amaral e mais cinco pessoas por tentativa de obstrução da Lava Jato.

Eles são acusados de participar de um esquema para impedir a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. É a primeira vez que Lula virou réu da Justiça.

Leia mais



Previdência adiada

O presidente interino, Michel Temer, admitiu que o governo não deve conseguir aprovar as reformas da Previdência e trabalhista neste ano. Mas disse que vai tentar votar a Proposta de Emenda à Constituição do teto de gastos no Orçamento.

A reforma da Previdência foi apontada sempre como uma das principais medidas do governo Temer para tentar acabar com os problemas financeiros do país.

Leia mais



Sabatina de Russomanno

Em sabatina do UOL, da Folha de S. Paulo e do SBT, o candidato a prefeito de São Paulo pelo PRB, Celso Russomanno, disse que vai rever a redução da velocidade nas marginais da cidade se for eleito.

Ele também avalia que radares e lombadas funcionam melhor para prevenir acidentes. Russomanno defendeu ainda usar o autódromo de Interlagos como área de lazer, administrado pela prefeitura. O candidato também negou que vai privatizar os corredores de ônibus.

Leia mais



Passaporte de religiosos

O Itamaraty estuda acabar com a concessão de passaportes diplomáticos para líderes religiosos do país. Essa decisão segue o entendimento que o Brasil é um Estado laico e, por isso, religiosos não representariam os interesses do país no exterior.

A prática é adotada desde o período do Império, no século 19, quando a religião oficial era o catolicismo.

Leia mais



Mercado financeiro

A Bolsa fechou em alta de 1,13%, com 57.308,21 pontos. Esse é o maior valor de fechamento desde 5 de maio de 2015. A alta de hoje foi puxada, principalmente, pelo desempenho positivo das ações da Petrobras e dos bancos. A maior alta de hoje foi da Natura, que saltou 11%.

Depois de subir ontem, o dólar caiu 1,63%, e ficou cotado em R$ 3,243.

Leia mais



Alívio para o bolso

A bandeira tarifária verde continua valendo em agosto, informou hoje a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Isso significa que não será cobrada taxa extra na conta de luz durante este mês.

De acordo com a Aneel, a melhora da situação dos reservatórios das hidrelétricas, o aumento de energia disponível com redução de demanda e a adição de novas usinas ao sistema elétrico mantiveram a bandeira verde.

Leia mais



Desemprego recorde

O desemprego no país atingiu, em média, 11,3% da população no segundo trimestre deste ano. Essa é a maior taxa já registrada pelo IBGE desde 2012, quando a pesquisa começou a ser feita.

No período, o número de pessoas sem emprego no Brasil subiu para 11,6 milhões, que também é o maior já registrado pela pesquisa. São 497 mil desempregados a mais do que no primeiro trimestre.

Leia mais




O Rio longe dos holofotes

As promessas de melhorias no Rio de Janeiro para a Olimpíada passou longe dos olhos dos moradores de favelas na zona norte da cidade. O Rio foi eleito para sediar os Jogos em 2009, com a promessa de entregar uma cidade "nova e melhor" para a população.

Foi pensando no Rio que passa longe da televisão e dos roteiros tanto dos Jogos quanto dos turistas que devem lotar a capital fluminense a partir da próxima semana que o UOL visitou três das áreas com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município, para entender até que ponto a cidade merece o adjetivo de "olímpica". Você pode ler a reportagem especial Rio Olímpico pra Quem? no UOL.

Leia mais



Mais um corte para a Rússia

A equipe de levantamento de peso da Rússia foi proibida de competir nos Jogos Olímpicos do Rio por causa de doping. O anúncio foi feito pela Federação Internacional de Halterofilismo (IWF).

De acordo com a entidade, alguns dos competidores russos estavam em um relatório encomendado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) que apontou evidências de fraude com o apoio do governo da Rússia.

Leia mais



Capitão Neymar

O treinador Rogério Micale anunciou que Neymar vai ser o capitão da seleção brasileira de futebol masculino na Olimpíada.

Para Micale, o jogador do Barcelona é muito querido pelo grupo e é um homem responsável.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos