Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 02/08, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

'Resta um' 

A Polícia Federal cumpre mandatos referentes à 33ª fase da operação Lava Jato em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Minas Gerais. A ação foi batizada de Resta Um.

A atual etapa investiga a participação da construtora Queiroz Galvão no chamado cartel das empreiteiras.

Leia mais

 

Processo de impeachment 

O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator do processo de impeachment no Senado, apresenta hoje à comissão especial o parecer que vai recomendar se a presidente afastada Dilma Rousseff deve ser levada a julgamento final na Casa ou se a denúncia contra ela deve ser arquivada.

O cronograma da comissão prevê que a discussão do parecer seja feita na quarta-feira e a votação na quinta.

Leia mais

 

Dilma não está só 

Apesar de alguns dirigentes do PT duvidarem das chances de o partido voltar ao Palácio do Planalto neste ano, o presidente do partido, Rui Falcão, disse 'repudiar' a ideia de que a sigla teria abandonado a presidente afastada, Dilma Rousseff.

Em nota, Falcão reafirma o compromisso na luta pelo retorno de Dilma à Presidência. Apesar da manifestação pública, integrantes da cúpula do PT reconheceram ao jornal Folha de S.Paulo que há uma 'fadiga' para a defesa do mandato de Dilma.

Leia mais

 

Revisão das dívidas 

Para tentar aprovar o projeto de renegociação da dívida dos Estados com a União, o presidente interino, Michel Temer, decidiu ceder à pressão de alguns órgãos e flexibilizar o limite para gastos com pessoal.

As despesas com funcionários terceirizados, auxílio-moradia e outros benefícios vão ficar de fora dos limites fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, nos casos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunais de Contas estaduais por um período de dez anos. O objetivo é evitar o corte de prestadores de serviços e desses benefícios nesses órgãos.

Leia mais

 

Momento inoportuno 

O governo não tem interesse em apresentar uma proposta de emenda à Constituição para acabar com a reeleição. A informação é da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

O PSDB, novo aliado do governo, defende o fim da reeleição, e bate de frente com alguns setores do PMDB que já falam em uma candidatura de Michel Temer em 2018.

Leia mais

 

Cassação de Cunha 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que pretende iniciar o processo de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em plenário hoje, mas não estabeleceu data para a votação.

A ideia é fazer a leitura do caso entre esta quarta e a terça-feira da semana que vem.

Leia mais

 

Violência no RN 

Pelo menos dois novos ataques foram registrados na noite de ontem no Rio Grande do Norte. Com isso, sobe para 71 as ações registradas no Estado desde a última sexta.

Criminosos incendiaram um galpão onde ficavam estacionados veículos da prefeitura no centro de Lagoa Nova, a 230 km de Natal. Na capital, seis carros fora de uso foram atingidos por um incêndio no pátio da Secretaria Estadual de Saúde. O número de detidos desde o início dos ataques chega a 65.

Leia mais

 

Jogos sem terrorismo 

A Polícia Federal deverá receber, ainda durante os Jogos Olímpicos, com 72 horas de antecedência a lista de passageiros que embarcam no exterior com destino ao Brasil, segundo o chefe da Interpol no país.

O novo procedimento deve entrar em vigor no curso dos Jogos. Os nomes dos passageiros vão ser cruzados com uma listagem internacional de 3.000 pessoas suspeitas de terrorismo e outros 44 mil de crimes de outra natureza.

Leia mais

 

Sorteio da Copa do Brasil 

A CBF sorteia hoje os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. As 16 equipes classificadas vão ser divididas em dois potes.

No pote 1 estão Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo. No pote 2, estão Atlético-PR, Botafogo, Botafogo-PB, Fluminense, Fortaleza, Juventude, Ponte Preta e Vasco. O sorteio é simples, com as equipes do pote 1 enfrentando as equipes do pote 2.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos