Giro UOL traz os destaques da noite desta sexta, 05/08, para você; ouça

Saulo Novaes

Do UOL, em São Paulo

Guga substitui Pelé

Gustavo Kuerten vai ser o responsável por acender a pira olímpica da Rio-2016 na noite de hoje, na cerimônia de abertura da Rio-2016. Pessoas ligadas ao ex-tenista e integrantes do cerimonial confirmaram ao UOL que ele teve de resolver conflitos com patrocinadores.

Guga vai substituir Pelé, que chegou a ser convidado oficialmente para acender a pira, mas recusou alegando problemas de saúde.

Leia mais

 

O primeiro recorde

A Olimpíada mal começou e o sul-coreano Kim Woojin já deixou sua marca. Ele superou o compatriota Dong Hyon e bateu o recorde mundial de pontuação no tiro com arco com 700 pontos, o primeiro recorde da Rio-2016.

A marca anterior era de 699, feita por Hyon nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. O feito aconteceu na manhã de hoje durante a etapa classificatória.

Leia mais

 

Crime na Olimpíada

O boxeador marroquino Hassan Saada foi preso na manhã de hoje na Vila dos Atletas, no Rio de Janeiro, sob acusação de estupro.

O atleta vai ficar detido temporariamente por 15 dias. Saada é acusado de ter praticado o crime contra duas camareiras brasileiras que estavam trabalhando no local na última quarta-feira.

Leia mais

 

"Ele sabia de tudo"

O Ministério Público Federal defende a competência do juiz federal Sérgio Moro para julgar o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e afirma que o petista "participou ativamente do esquema criminoso" na Petrobras.

A manifestação é uma resposta à ofensiva da defesa de Lula que alega parcialidade do juiz Moro para conduzir as investigações contra o ex-presidente.

Leia mais

 

Operação na cracolândia

A polícia de São Paulo realizou hoje uma operação de combate ao tráfico de drogas na cracolândia, no centro de São Paulo, com a participação de 500 agentes civis e militares. Uma segunda operação ocorreu também no Cine Marrocos.

Ao todo, a polícia cumpriu 19 mandados de prisão. Entre os alvos estão lideranças do Movimento Sem-Teto de São Paulo que, de acordo com investigação do Denarc, coordenavam a venda de crack e maconha em locais da região central da cidade.

Leia mais

 

Balanço da semana

O Ibovespa fechou hoje em alta de 0,12%, com 57.661,14 pontos. É a oitava alta semanal seguida, a melhor sequência desde maio de 2009, quando a Bolsa subiu por nove semanas.

Já o dólar caiu 0,8% e foi cotado em R$ 3,169, o menor valor desde 16 de julho de 2015, quando atingiu R$ 3,158. Esta é a quarta queda seguida da moeda. No ano, acumula desvalorização de 19,73%.

Leia mais

 

Dinheiro no bolso

A Receita Federal deve liberar na segunda-feira, às 9h, a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2016.

Também estão no lote restituições residuais de 2008 a 2015 liberadas pela Receita.

Leia mais

 

Contribuição x contribuinte

O pacote de mudanças na Previdência preparado pelo governo vai permitir que um trabalhador que contribua mais do que o tempo determinado de aposentadoria. E se for além da idade mínima a ser definida, que receba valor maior do que o previsto para a faixa.

Essa seria uma maneira de beneficiar quem ficou mais tempo ou entrou mais cedo no mercado de trabalho.

Leia mais

 

Luto na música

Morreu na manhã de hoje, em Belo Horizonte, aos 50 anos, o cantor mineiro Vander Lee, autor de sucessos como Esperando Aviões e Românticos.

Ele passou mal na tarde de ontem e teve uma parada cardíaca hoje. Vander Lee era separado e deixa três filhos.

Leia mais
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos