Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 22/08, para você; ouça

Aline Rocha

Do UOL, em São Paulo

Rio passa o bastão

Com muito samba, música nordestina e fogos, a cerimônia de encerramento marcou o fim dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A festa também contou com a passagem da bandeira olímpica para Tóquio, que vai sediar a próxima edição, em 2020.

A capital japonesa também foi destaque durante a cerimônia. A apresentação usou personagens conhecidos do país, com direito à participação do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, vestido de Mario Bros.

Leia mais

 

Missão impossível?

O Brasil terminou a Olimpíada com 19 medalhas, sendo sete delas de ouro, e ficou na 13ª posição no quadro geral. A meta do Comitê Olímpico Brasileiro era mais ousada, de ficar entre os dez primeiros no ranking.

Mas analisando os resultados das quatro últimas Olimpíadas, conseguir uma vaga no top-10 é uma missão para poucas nações. Desde Atenas-2004, a elite é formada por: Estados Unidos, China, Reino Unido, Rússia, Alemanha, Japão, França, Austrália, Itália e Coreia do Sul. No número total de medalhas, só duas vezes um desses países deixou o ranking dos dez primeiros desde 2004.

Leia mais

 

Volta por cima do vôlei

Uma das medalhas do Brasil veio do vôlei masculino, que quase foi eliminado na primeira fase dos Jogos. A seleção se recuperou nas partidas decisivas contra Argentina e Rússia e sacramentou a virada na competição com o ouro conquistado contra a Itália.

A partida também marcou a despedida do líbero Serginho da seleção. Eleito o melhor jogador do torneio olímpico, ele foi ovacionado pela torcida no Maracanãzinho.

Leia mais

 

"Segurança bem-sucedida"

Apesar das dificuldades e falhas como a indefinição dos responsáveis pela revista do público nas entradas das arenas, os órgãos de segurança da Rio-2016 fizeram um balanço positivo do evento.

Para eles, a prisão dos dez suspeitos de terrorismo alguns dias antes do início da Olimpíada foi essencial para que não acontecesse nenhum ataque, um dos maiores medos da organização.

Leia mais

 

Não é só a medalha

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vai pagar R$ 12 milhões de premiação à seleção brasileira pela conquista do inédito ouro olímpico. Como uma parte desse dinheiro vai para integrantes da comissão técnica, cada jogador vai ficar com aproximadamente R$ 500 mil.

O valor que cada um dos 18 integrantes da equipe receberá da CBF é 14 vezes maior do que a premiação dada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) aos medalhistas das outras modalidades.

Leia mais

 

Semana gelada

O frio voltou a São Paulo, e a temperatura deve cair ainda mais. A mínima para hoje é de 8ºC, com máxima de 14ºC.

E a semana deve continuar fria, principalmente à noite. O que muda nos próximos dias é a umidade. Pode garoar na tarde de hoje, mas não há previsão de chuva a partir de amanhã. As mínimas devem variar entre 11°C e 12°C.

Leia mais

 

Sobe e desce no Brasileirão

O Palmeiras empatou em 2 a 2 com a Ponte Preta, mas continua na liderança do Brasileirão, com 40 pontos. Logo atrás está o Atlético-MG, com 38, seguido por Flamengo e Santos. O time do litoral, aliás, perdeu a chance de encostar nos líderes ao perder para o Coritiba de virada por 2 a 1.

E o técnico Argel Fucks foi demitido do Figueirense após a derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro. O resultado deixou o time de Santa Catarina na zona de rebaixamento e levou os mineiros para fora da zona de rebaixamento.

Leia mais

 

De saída?

Completando a rodada do Brasileirão, o Corinthians vai a campo hoje para enfrentar o Vitória, em Itaquera. E não vai ter o atacante André, que pediu para não ser relacionado.

Mesmo em má fase, o atleta despertou interesse do Sporting de Lisboa e deve deixar o time paulista. Recentemente, o Corinthians já liberou o também atacante Luciano por empréstimo para o futebol espanhol. Você pode acompanhar esse jogo a partir das 20h pelo aplicativo Placar UOL ou pelo site uol.com.br.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos