Giro UOL traz os destaques da manhã desta quarta, 31/08, para você; ouça
O capítulo final
Termina hoje o julgamento de Dilma Rousseff no Senado. A votação final do processo de impeachment, para condenar ou absolver a presidente afastada, está marcada para as 11h.
Para o impedimento definitivo, são necessários 54 votos entre os 81 senadores. Ontem, depois de mais de 16 horas de sessão, 43 dos 63 senadores que fizeram discursos anunciaram que vão votar a favor da saída dela do cargo.
A última investida
O ex-presidente Lula e a sucessora, Dilma Rousseff, investiram em pelo menos dois núcleos de senadores para tentar reverter votos e impedir o afastamento definitivo da petista. Lula conversou com integrantes do PR e com senadores do Estado do Maranhão.
Mas o balanço feito no Palácio da Alvorada ontem não era positivo para os petistas. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Lula tem dito a aliados que Dilma foi ‘muito firme’ na passagem pelo Senado, mas que queria que as coisas ‘fossem diferentes’.
Protestos e confusão
Pelo menos dez pessoas foram detidas e depois liberadas durante ato contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff ontem, em São Paulo. Elas se dirigiam à alameda Barão de Limeira, na região central, onde pretendiam encerrar o protesto em frente ao prédio do jornal Folha de S.Paulo.
O Batalhão de Choque da Polícia Militar tentou dispersar o protesto e entrou em confronto com os manifestantes na altura do largo do Arouche depois da explosão de uma bomba caseira.
Manifestação em São Paulo
Uma manifestação que começou às 5h45 prejudicou o trânsito na manhã de hoje na chegada ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, um grupo contra o impeachment ateou fogo em pneus próximo ao km 3 da rodovia Hélio Smidt, no sentido Guarulhos.
Haddad sob investigação
O prefeito Fernando Haddad passou a ser formalmente investigado pelo Ministério Público em processo que apura desvios no Theatro Municipal.
Em depoimento à Promotoria do Patrimônio Público, o delator José Luiz Herencia, ex-diretor da entidade, afirma que avisou pessoalmente ao prefeito sobre os ‘pagamentos irregulares’ para o projeto Alma Brasileira, em novembro de 2015. Herencia não apresentou provas.
Máfia da merenda
Em mensagens de celular encontradas pela polícia, um ex-integrante da Coaf, cooperativa suspeita de fraudar a merenda em São Paulo, afirma que um assessor próximo do presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez (PSDB), ameaçou cancelar contratos com o Estado por causa de atraso na propina.
As mensagens foram enviadas em 6 de maio de 2015 por César Bertholino, ex-vendedor da Coaf, a Cássio Chebabi, então presidente da entidade. Elas citam Licá, que, segundo a polícia, é Luiz Carlos Gutierrez, assessor de Capez na presidência da Assembleia. Bertholino deve depor hoje à CPI da Merenda, na Assembleia.
Prazo para abono termina hoje
O prazo para receber os R$ 880 de abono salarial referente a 2014 termina nesta quarta-feira. A partir de amanhã, os recursos voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Até ontem, mais de 1 milhão de pessoas ainda não tinham sacado o benefício, segundo o Ministério do Trabalho. O governo já prorrogou o prazo uma vez e não deve fazer isso novamente, segundo o ministério.
Copa do Brasil
Três jogos vão ser realizados hoje pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Às 19h30, o Palmeiras recebe o Botafogo-PB em São Paulo. Em Porto Alegre, às 21h45, o Internacional enfrenta o Fortaleza. No mesmo horário, o Corinthians vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense.
Você pode acompanhar todos esses jogos ao vivo pelo aplicativo Placar UOL ou pelo site uol.com.br.