Giro UOL traz os destaques da manhã desta quarta, 31/08, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

O capítulo final 

Termina hoje o julgamento de Dilma Rousseff no Senado. A votação final do processo de impeachment, para condenar ou absolver a presidente afastada, está marcada para as 11h.

Para o impedimento definitivo, são necessários 54 votos entre os 81 senadores. Ontem, depois de mais de 16 horas de sessão, 43 dos 63 senadores que fizeram discursos anunciaram que vão votar a favor da saída dela do cargo.

Leia mais

 

A última investida 

O ex-presidente Lula e a sucessora, Dilma Rousseff, investiram em pelo menos dois núcleos de senadores para tentar reverter votos e impedir o afastamento definitivo da petistaLula conversou com integrantes do PR e com senadores do Estado do Maranhão.

Mas o balanço feito no Palácio da Alvorada ontem não era positivo para os petistas. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Lula tem dito a aliados que Dilma foi 'muito firme' na passagem pelo Senado, mas que queria que as coisas 'fossem diferentes'.

Leia mais

 

Protestos e confusão 

Pelo menos dez pessoas foram detidas e depois liberadas durante ato contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff ontem, em São Paulo. Elas se dirigiam à alameda Barão de Limeira, na região central, onde pretendiam encerrar o protesto em frente ao prédio do jornal Folha de S.Paulo.

O Batalhão de Choque da Polícia Militar tentou dispersar o protesto e entrou em confronto com os manifestantes na altura do largo do Arouche depois da explosão de uma bomba caseira.

Leia mais

 

Manifestação em São Paulo 

Uma manifestação que começou às 5h45 prejudicou o trânsito na manhã de hoje na chegada ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, um grupo contra o impeachment ateou fogo em pneus próximo ao km 3 da rodovia Hélio Smidt, no sentido Guarulhos.

Leia mais

 

Haddad sob investigação 

O prefeito Fernando Haddad passou a ser formalmente investigado pelo Ministério Público em processo que apura desvios no Theatro Municipal.

Em depoimento à Promotoria do Patrimônio Público, o delator José Luiz Herencia, ex-diretor da entidade, afirma que avisou pessoalmente ao prefeito sobre os 'pagamentos irregulares' para o projeto Alma Brasileira, em novembro de 2015. Herencia não apresentou provas.

Leia mais

 

Máfia da merenda 

Em mensagens de celular encontradas pela polícia, um ex-integrante da Coaf, cooperativa suspeita de fraudar a merenda em São Paulo, afirma que um assessor próximo do presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez (PSDB), ameaçou cancelar contratos com o Estado por causa de atraso na propina.

As mensagens foram enviadas em 6 de maio de 2015 por César Bertholino, ex-vendedor da Coaf, a Cássio Chebabi, então presidente da entidade. Elas citam Licá, que, segundo a polícia, é Luiz Carlos Gutierrez, assessor de Capez na presidência da Assembleia. Bertholino deve depor hoje à CPI da Merenda, na Assembleia.

Leia mais

 

Prazo para abono termina hoje 

O prazo para receber os R$ 880 de abono salarial referente a 2014 termina nesta quarta-feira. A partir de amanhã, os recursos voltam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Até ontem, mais de 1 milhão de pessoas ainda não tinham sacado o benefício, segundo o Ministério do Trabalho. O governo já prorrogou o prazo uma vez e não deve fazer isso novamente, segundo o ministério.

Leia mais

 

Copa do Brasil 

Três jogos vão ser realizados hoje pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Às 19h30, o Palmeiras recebe o Botafogo-PB em São Paulo. Em Porto Alegre, às 21h45, o Internacional enfrenta o Fortaleza. No mesmo horário, o Corinthians vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense.

Você pode acompanhar todos esses jogos ao vivo pelo aplicativo Placar UOL ou pelo site uol.com.br.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos