Giro UOL traz os destaques da manhã desta sexta, 02/09, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

Continuam atrás de Dilma

Três partidos vão apoiar o mandado de segurança que o PSDB vai apresentar hoje ao STF questionando a legitimidade da votação que evitou que a ex-presidente Dilma Rousseff perdesse os direitos políticos.

O PMDB é a mais recente legenda a aderir ao movimento. DEM e PPS endossam o pedido dos tucanos.

Leia mais
 

Mais protestos

Com menos manifestantes e mais polícia que na quarta-feira (31), o protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff terminou em novo confronto com a Polícia Miliar ontem em São Paulo. Foi o quarto dia consecutivo em que houve conflito.

E o governo do Estado de São Paulo anunciou que manifestações na avenida Paulista neste domingo (4) estão proibidas. O motivo é a passagem da tocha paraolímpica.

Leia mais

 

Trabalhem!

O governo do presidente Michel Temer vai propor idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres nos serviços público e privado, afirmou o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.

A proposta, segundo a reportagem, já está fechada e o governo está analisando apenas quando irá encaminhá-la ao Congresso Nacional.

Leia mais

 

Planos terroristas frustrados

O grupo preso em julho pela Polícia Federal na Operação Hashtag sob suspeita de planejar ataques terroristas no Brasil cogitou usar armas químicas durante a Olimpíada. A ideia era contaminar uma estação de abastecimento de água.

Os planos eram discutidos por e-mail e pelo aplicativo Telegram.

Leia mais

 

Braços cruzados

Os bancários de São Paulo vão entrar em greve a partir da próxima terça-feira (6). Eles pedem reajuste salarial de 5% mais a reposição da inflação (de 9,57%). Os bancos ofereceram reajuste de 6,5% para o salário e demais benefícios, além do pagamento de abono de R$ 3.000.

A paralisação foi decidida em assembleia na capital paulista. Também está confirmada a greve em Porto Alegre e em Curitiba.

Leia mais
 

Começou com o pé direito

No dia da estreia de Tite, a seleção brasileira venceu o Equador por 3 a 0 na 7ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Dois gols foram marcados pelo atacante Gabriel Jesus. Ontem também os argentinos venceram o Uruguai por 1 a 0 na estreia do técnico Bauza e com gol de Messi.

Agora, a seleção tem 12 pontos e ocupa a quinta colocação, atrás de Equador, Colômbia e Uruguai, que têm 13 pontos, e da líder Argentina, com 14.

Leia mais
 

Goleada do Cruzeiro

O Cruzeiro deu um passo importante na Copa do Brasil ao golear fora de casa o Botafogo por 5 a 2 no jogo de ida das oitavas de final. Com o resultado, os mineiros podem perder por até 3 a 0 em Belo Horizonte para ficar com a vaga.

As equipes voltam a se enfrentar no dia 21 de setembro.

Leia mais

 

Arte brasileira em destaque

A dupla brasileira de grafiteiros Osgemeos vai levar para Nova York uma exposição individual inédita. The Silence of Music estreia no dia 8 de setembro e fica em cartaz até 22 de outubro.

A exposição presta homenagem à música. Segundo os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, a mostra vai "oferecer uma experiência multissensorial".

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos