Giro UOL traz os destaques da noite desta segunda, 12/09, para você; ouça

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

Votação na Câmara dos Deputados

O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse que se votarem a favor da cassação do mandato dele, os deputados vão fortalecer a tese de que o impeachment foi um golpe contra a presidente Dilma Rousseff.

O peemedebista é acusado de mentir em depoimento à CPI da Petrobras quando afirmou que não tinha contas secretas fora do país.

Leia mais

 

STF sob nova direção

A ministra Cármen Lúcia tomou posse da presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde de hoje. Ela comandará a mais alta Corte da Justiça brasileira até 2018. Já o ministro Dias Toffoli assumiu o cargo de vice-presidente.

A cerimônia de posse contou com a presença de políticos e autoridades, como os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Sarney (PMDB) e o presidente Michel Temer (PMDB). O cantor e compositor Caetano Veloso cantou o hino nacional no início da cerimônia.

Leia mais

 

Gastos do governo

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que o governo vai centrar os esforços na aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita os gastos públicos e na reforma da Previdência.

Os comentários do ministro ocorrem depois dos ruídos causados pela divulgação de propostas iniciais para a reforma trabalhista, também defendida pelo governo.

Leia mais

 

Apertando o cinto

A taxa média de juros cobrada no cartão de crédito atingiu, em agosto, 451,44% ao ano, a maior em 21 anos. Os dados são da associação Anefac.

Os juros médios no cheque especial também subiram, passando de 12,16% ao mês ou 296,33% ao ano. É o maior nível desde março de 1999.

As causas desses resultados são a inflação persistente, aumento de impostos e elevação dos índices de inadimplência. Com o risco maior de calote, os bancos acabam subindo as taxas para compensar perdas.

Leia mais

 

Aluguel caindo pelo Brasil

O preço do aluguel diminuiu 2,2% em São Paulo em julho na comparação com o mesmo mês de 2015.

Apesar disso, é a menor retração entre as quatro maiores regiões metropolitanas do país. No Rio de Janeiro, os contratos foram 10,4% mais baratos que no ano passado. Em Porto Alegre, a baixa foi de 4,4%, e no Distrito Federal, de 2,5%.

Leia mais

 

Mercado em movimento

A Bovespa teve um dia instável, mas fechou em alta de 1,01%, com 58.586,11 pontos. O resultado foi puxado, principalmente, pelo desempenho positivo das ações da Vale, da Petrobras e dos bancos.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 0,94% e agora está cotado em R$ 3,249.

Leia mais

 

Acordo sobre o clima

Depois dos Estados Unidos e da China, o Brasil também ratificou o Acordo de Paris sobre o clima mundial. O país é o terceiro grande emissor de gases de efeito estufa a assinar o documento.

O acordo, que prevê limitar o aumento da temperatura do planeta em até 2°C, foi assinado por Michel Temer em cerimônia no Palácio do Planalto.

Leia mais

 

Ataque com carro-bomba

A explosão de um carro-bomba deixou 48 pessoas feridas no sudeste da Turquia. O local fica perto da sede do partido islamita AKP, na cidade de Van.

A região é habitada, principalmente, por curdos. Desde o ano passado, a cidade está em constante tensão por causa de operações do Exército turco contra o Partido dos Trabalhadores de Curdistão.

Leia mais

 

Polêmica no Oscar

O drama Pequeno Segredo será o representante brasileiro na disputa por uma indicação ao Oscar 2017 de filme estrangeiro. Dirigido por David Schurmann e ainda inédito nos cinemas brasileiros, o longa desbancou Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, que era considerado favorito à vaga.

Segundo Bruno Barreto, presidente da comissão de eleição, os votantes optaram por escolher "um filme que dialogasse mais com os critérios da Academia".

Leia mais

 

Pódios do Brasil

Israel Stroh conquistou hoje a primeira medalha da história em competições individuais do tênis de mesa do Brasil, tanto nos Jogos Olímpicos quanto nos Paraolímpicos.

Ele ficou com a prata ao perder na final para o britânico John Bayler, número um do ranking mundial, por 3 sets a 1.

E hoje também Fábio Bordignon venceu os 200 metros da classe T35 para pessoas com paralisia cerebral e levou a medalha de ouro.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos