Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 13/09, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

Cunha é cassado

A Câmara dos Deputados aprovou no fim da noite de ontem a cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele foi acusado de ter mentido ao afirmar não possuir contas no exterior em depoimento na CPI da Petrobras no ano passado. Cunha perde o mandato e fica inelegível por oito anos devido à Lei da Ficha Limpa.

A cassação foi aprovada por 450 votos a favor, 10 contra e 9 abstenções; 470 deputados participaram da sessão. Entre os que votaram contra estão Marco Feliciano, do PSC, e Paulinho da Força, do Solidariedade.

Leia mais

 

"A culpa é do governo"

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) disse que o governo do presidente Michel Temer (PMDB) é culpado pela cassação do mandato dele, aprovada ontem. Ele justificou ao dizer que o governo fez o patrocínio da candidatura de Rodrigo Maia para a presidência da Câmara.

Cunha também prometeu publicar um livro com todas as conversas que teve com políticos durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O deputado cassado explicou que nenhuma das conversas foi gravada.

Leia mais

 

Lula falou

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o impeachment da presidente Dilma Rousseff ensinou ao país que ainda é preciso aprender "muito para consolidar o processo democrático".

Ele disse que não houve base legal para o impedimento, mas que agora o PT vai ter de reaprender a fazer oposição.

Leia mais

 

 Redução da velocidade no trânsito de SP

O prefeito e candidato à reeleição em São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse que os principais adversários colocam o voto antes da saúde e da vida das pessoas.

Ele se referiu às propostas de Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB) e João Doria (PSDB) para aumentar a velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros.

Leia mais

 

A greve não para!

A adesão à greve dos bancários cresceu na segunda-feira, e atingiu quase metade das agências de todo o país. A informação é do sindicato nacional da categoria, o Contraf-CUT. Segundo a entidade, a paralisação iniciada na última terça-feira chegou a 11.531 unidades e 48 centros administrativos, o equivalente a 49% de todas as agências do Brasil.

Mesmo com a greve, os consumidores devem pagar as contas em dia. A orientação é fazer o pagamento em caixas eletrônicos, pelo internet banking, aplicativo do banco, em casas lotéricas, agências dos Correios ou supermercados.

Leia mais

 

Mais dois ouros!

A coleção dourada do Brasil não para de aumentar nas Paraolimpíadas. O nadador Daniel Dias conquistou a segunda medalha de ouro dele, agora ao vencer a prova dos 50 m livre da classe S5.

A outra conquista veio com o conjunto brasileiro formado por Antonio Leme e Evelyn de Oliveira, que levou a melhor sobre a Coreia do Sul na bocha classe BC3.

Leia mais

 

Briga pelo G4

E ontem teve rodada do Campeonato Brasileiro. O Fluminense venceu de virada o Atlético-MG por 4 a 2. O resultado deixa o time carioca três pontos atrás do Corinthians, o quarto colocado na tabela, e mantém vivo o sonho de vaga na Libertadores.

Já o Atlético-MG, com a sexta derrota no Brasileirão, viu a briga pelo título se complicar. São só cinco pontos de distância para o líder Palmeiras e quatro para o Flamengo.

Leia mais

 

Acabou...

A Record desistiu de apresentar a segunda temporada de Batalha dos Confeiteiros, programa de Buddy Valastro.

No lugar do reality culinário, a partir do dia 4 de outubro, irá ao ar a série A Bíblia.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos