Giro UOL traz os destaques da noite desta sexta, 16/09, para você; ouça

Do UOL, em São Paulo

Cadê o emprego que estava aqui?

O Brasil perdeu 1,51 milhão de empregos em 2015. É o pior resultado em 31 anos e também a primeira vez em 24 anos que o país registra corte de vagas com carteira assinada. Os dados são do Ministério do Trabalho.

Com isso, o Brasil terminou 2015 com um total de 48,061 milhões de empregos formais, número menor que em 2014 e 2013.

Leia mais

 

Mais tempo para agendamentos

As operadoras de planos de saúde querem que a ANS aumente de 7 para até 30 dias úteis o prazo mínimo para agendar consultas médicas. As operadoras pedem mais tempo por causa da falta de especialistas no interior do país e também pelo valor das multas em caso de atraso.

Atualmente, as operadoras precisam marcar consultas em, no máximo, 7 dias úteis com médicos, pediatras, ginecologistas, obstetras e clínicos ou cirurgiões gerais. Para outras especialidades, o prazo é de 14 dias.

Leia mais

 

Denúncia benéfica?

O ministro do STF Gilmar Mendes disse que a denúncia de corrupção e lavagem de dinheiro contra Lula é positiva para o ex-presidente e para os advogados dele.

Mendes disse que, com a denúncia, Lula vai poder fazer uma defesa mais concreta e superar o debate político. O Ministério Público Federal indicou que ele é responsável por todos os pagamentos de propina feitos pela OAS por contratos para obras em refinarias da Petrobras.

Leia mais



Segurança nas eleições

Uma reunião na próxima semana vai definir a atuação do Exército nas eleições municipais. É o que disse o ministro Gilmar Mendes, do STF, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

De acordo com o ministro, o reforço na segurança vai ser solicitado para pelo menos quatro estados: Pará, Mato Grosso,Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Gilmar Mendes ainda enfatizou que a situação do Rio nas eleições é a mais grave de todas.

Leia mais



Mercado financeiro

A Bolsa fechou em queda de 1,43%, com 57.079,76 pontos, depois de duas altas seguidas. Os destaques negativos foram as ações da Petrobras, da Vale e dos bancos Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil, que ajudaram a puxar o índice.

O dólar caiu 1,02%, cotado em R$ 3,268, em um dia de grande instabilidade. O mercado foi influenciado pelo noticiário político, por uma entrevista do presidente do Banco Central e pela expectativa de alta de juros nos EUA.

Leia mais



Último adeus a Domingos

O ator Domingos Montagner vai ser sepultado no sábado, dia 17, na zona leste de São Paulo. A informação foi confirmada pelo irmão do artista. Montagner morreu afogado no rio São Francisco, depois de gravar cenas da novela Velho Chico, da Globo.

A emissora suspendeu as gravações e trouxe toda a equipe para o Rio de Janeiro. A direção informou que não vai antecipar o fim da novela e disse que vai retomar as gravações no domingo, dia 18.

Leia mais



Acusados de terrorismo

O grupo suspeito de planejar um atentado terrorista na Olimpíada do Rio foi denunciado hoje à Justiça Federal do Paraná. Eles são acusados dos crimes de organização terrorista e associação criminosa.

É a primeira denúncia no país de infrações previstas na Lei Antiterrorismo. Dos 15 investigados que estão presos temporariamente em Campo Grande, oito foram denunciados.

Leia mais

 

Poder feminino... mas nem tanto

Dos 144 milhões de eleitores brasileiros que vão votar nas eleições municipais em outubro, mais da metade, 52%, são mulheres. Mas a participação delas na disputa por cargos é menor: só 31,18% das candidaturas para prefeito, vice e vereador são femininas.

Em 52 municípios brasileiros só mulheres vão se candidatar à prefeitura. A igualdade de gênero ainda está longe de ser alcançada: 3.815 dos 5.570 municípios têm apenas homens concorrendo, o que equivale a 68% do total. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral, em levantamento feito em agosto.

Leia mais

 

Vai perder a cerimônia

Vaiado na abertura da Paraolimpíada no Rio, o presidente Michel Temer avisou que não vai ao Maracanã no domingo para a festa de encerramento dos Jogos.

De acordo com o governo, Temer vai viajar para os Estados Unidos para a Assembleia Geral da ONU, que começa na segunda-feira pela manhã.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos