Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 04/10, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

Busca de apoio do sindicatos

O governo vai apresentar hoje para as centrais sindicais as linhas gerais da proposta de reforma da Previdência. O Planalto tenta conseguir pelo menos o apoio dos sindicalistas à necessidade de mudar o sistema para evitar um colapso no futuro.

O ministro Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, foi encarregado pelo presidente Michel Temer de abrir o diálogo com os sindicatos.

Leia mais

 

Ainda menos mulheres

Mesmo num ano em que a discussão sobre a violência e a igualdade de gênero ganharam maior projeção no Brasil, o resultado da eleição deste domingo (2) aponta que as mulheres perderam representatividade entre os políticos eleitos.

Das 5.509 cidades com eleição definida no primeiro turno, apenas 639 terão prefeitas a partir do ano que vem, um índice de 11,6%. Em 2012, 663 mulheres foram escolhidas para administrar cidades do país, 11,9% do total. De acordo com o último Censo do IBGE, as mulheres representam 51% da população do Brasil.

Leia mais

 

Menos delações, mais ações

A Polícia Federal tem defendido nos bastidores que não se faça mais nenhum acordo de delação premiada nas investigações da operação Lava Jato.

Na avaliação de integrantes da PF no Paraná, já foi recolhido material suficiente ao longo dos dois anos e sete meses em que a operação está em curso para que apurações próprias sobre o esquema de desvios na Petrobras sejam feitas, sem precisar de ajuda de delatores.

Leia mais

 

"Falsos imigrantes"

A Receita Federal identificou 91 contribuintes que decidiram sair do país para sonegar impostos. A Receita cobra desses contribuintes R$ 112 milhões.

A ação foi conduzida em São Paulo como projeto-piloto. Agora, o fisco partirá para uma operação nacional. Estão na mira 5.474 contribuintes suspeitos de serem "falsos imigrantes".

Leia mais

 

Novo capítulo na Justiça

Por decisão judicial, a União está sendo obrigada a usar verbas da publicidade oficial, e não do SUS, para fornecer remédio importado e de alto custo a uma jovem de 22 anos com uma doença rara.

A decisão abre um novo capítulo no debate da judicialização, que está sob julgamento no STF. Ela reconhece que os recursos do SUS são limitados, proíbe que sejam usados para a compra de remédios caros e sem aprovação, mas dá a alternativa de buscar recursos de outras áreas.

Leia mais

 

Contas de Dilma

O Tribunal de Contas da União deve terminar amanhã os principais processos que analisam as pedaladas fiscais de Dilma. Os ministros vão votar as contas da gestão de 2015, e a expectativa é de condenação dos principais assessores da ex-presidente. O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega está entre eles.

Se as contas forem reprovadas, será o segundo ano seguido que isso acontece com Dilma no TCU.

Leia mais

 

Brasileirão

O Palmeiras venceu o Santa Cruz por 3 a 2 e abriu três pontos sobre o Flamengo na liderança do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras subiu para 57 pontos no campeonato, contra 54 do Flamengo.

Já o Coritiba venceu o América-MG por 3 a 0 e se afastou da zona de rebaixamento. Com o resultado, os paranaenses chegam à 12ª colocação, com 36 pontos. Os mineiros, por outro lado, permanecem na última posição, com apenas 21 pontos.

Leia mais

 

Stones de álbum novo?

Os Rolling Stones vão anunciar um "trabalho inédito" na próxima quinta-feira. A informação foi confirmada pela Sony, gravadora da banda britânica. A aposta é que os Stones lancem um álbum de blues.

O último trabalho com músicas inéditas da banda é A Bigger Bang, de 2005.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos