Giro UOL traz os destaques da noite desta terça, 04/10, para você; ouça

Do UOL, em São Paulo

"Digo que ele fica"

Em entrevista exclusiva à Folha, o prefeito eleito de São Paulo, João Doria, disse que o governador Geraldo Alckmin não deve deixar o PSDB mesmo se perder as prévias para concorrer à Presidência em 2018.

Doria repetiu também que visitará Lula em Curitiba, insinuando que o ex-presidente pode ser preso em consequência das investigações da Operação Lava Jato.

Leia mais

 

Negação e crítica

O ministro Teori Zavascki, do STF, negou pedido do ex-presidente Lula para que os inquéritos contra ele deixem as mãos do juiz Sérgio Moro e passem para a corte.

Antes de votar contra o pedido do petista, Teori criticou a espetacularização da entrevista coletiva em que os procuradores da República no Paraná fizeram a denúncia contra Lula.

Leia mais

 

Temer na boca do povo

O governo Temer é avaliado como ruim ou péssimo por 39% dos brasileiros, segundo pesquisa Ibope encomendada pela CNI. Esse valor se manteve estável em relação à última pesquisa, divulgada em julho.

A pesquisa aponta ainda que o percentual de brasileiros que considera o governo regular é de 34% e o percentual dos que avaliam a gestão como ótima ou boa ficou em 14%.

Leia mais

 

Busca por liderança

Apesar de ser pressionado por aliados a assumir o comando do PT, o ex-presidente Lula defende "uma cara nova" para o lugar do atual presidente do partido, Rui Falcão, depois da derrota sofrida nas eleições deste ano.

Lula tem dito que é preciso "renovar" a direção da legenda para "reconectar" o PT com outros campos da esquerda, como movimentos sociais, sindicais e partidos políticos.

Leia mais

 

Cuspe à distância

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou processo por quebra de decoro parlamentar contra Jean Wyllys (PSOL-RJ).

O deputado vai responder por ter cuspido em direção ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) no dia da votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff no plenário da Casa.

Leia mais

 

Escolas reprovadas

Os resultados das provas do Enem por Escola de 2015 indicam que 38% das instituições de ensino seriam "reprovadas" no teste do ensino médio, segundo os critérios do próprio MEC.

Das 14.998 escolas com informações divulgadas pelo ministério, 5.642 tiveram notas médias menores que 450 pontos em, ao menos, uma das quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza) ou não alcançaram a média de 500 pontos na redação do exame. Esses são os parâmetros mínimos usados pelo MEC para conceder a certificação do ensino médio a estudantes por meio do Enem.

Leia mais

 

Mercado em movimento

A Bolsa fechou em queda de 0,21%, com 59.339,23 pontos. A queda foi puxada, principalmente, pelo desempenho negativo das ações da Vale. Também influenciou na baixa o desempenho das ações da Itaúsa.

No mercado de câmbio, o dólar comercial fechou em alta de 1,54%, cotado em R$ 3,255 na venda, após duas quedas seguidas. É a maior alta percentual diária desde 13 de setembro.

Leia mais

 

Caso antigo

O ministro do Supremo Edson Fachin liberou a denúncia contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para julgamento. Caso o plenário da corte aceite, Renan se torna réu e pode responder a ação penal por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso. A investigação tramita na Corte desde 2007 e a acusação foi formalizada em 2013.

A Procuradoria-Geral da República acusa o parlamentar de ter recebido propina da construtora Mendes Júnior para beneficiar a empreiteira. Em troca, o peemedebista teria as despesas pessoais da jornalista Monica Veloso, com quem mantinha relacionamento extraconjugal, pagas pela empresa.

Leia mais

 

Trânsito menos mortal

As mortes por acidente de trânsito diminuíram na cidade de São Paulo três vezes mais do que no Estado. Na capital, as ocorrências caíram de 775 para 645 de janeiro a agosto deste ano, uma queda de 16,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. No Estado, considerando os 645 municípios, a diminuição é de 5,5%, de 4.093 para 3.867 mortes.

Para especialistas, a queda mais acentuada na redução de mortes no trânsito é resultado direto das políticas de redução dos limites de velocidade na capital - medida que será revista pelo prefeito eleito, João Doria (PSDB).

Leia mais

 

Punição abreviada

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) aceitou o recurso da tenista Maria Sharapova e diminuiu a suspensão dela por doping, de dois anos para 15 meses. A russa vai poder competir a partir de abril de 2017.

Ela foi suspensa por uso da substância Meldonium após exame antidoping realizado no dia 26 de janeiro deste ano.

Leia mais

 

O retorno da fome noturna

Começa hoje, às 22h30, a edição do MasterChef com profissionais de cozinha. Essa nova temporada promete ser mais tensa e com qualidade técnica mais elevada que as anteriores.

Já no primeiro episódio, a chef Paola Carosella vai ser desacatada por um dos competidores.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos