Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 11/10, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Câmara aprova congelamento dos gastos 

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto base da proposta de emenda à Constituição que congela os gastos federais pelos próximos 20 anos, prioridade legislativa do governo Michel Temer para 2016.

O resultado —366 votos a favor, 111 contra, com 2 abstenções— foi obtido com o empenho pessoal do presidente da República. Depois da aprovação do texto principal, os deputados ainda passaram mais de quatro horas discutindo pontos da proposta. Ao todo, a oposição apresentou sete destaques, pedindo a retirada das áreas de saúde e educação do teto de gastos, mas a base de Temer se manteve no plenário e garantiu a manutenção do texto original.

Leia mais

 

Novos inquéritos 

A delação premiada da Odebrecht deve originar mais de cem inquéritos espalhados pelo país, estima a força-tarefa da operação Lava Jato.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a colaboração da empreiteira vai ser um marco não só pela extensão das denúncias, mas pelo efeito que vai ter sobre o futuro da operação. A força-tarefa em Curitiba teme que o aumento das denúncias limite a transparência dos casos, desacelere o ritmo das investigações e resulte em prescrição de crimes.

Leia mais

 

Delação recusada 

A proposta de acordo de delação premiada do ex-diretor da Odebrecht Alexandrino Alencar, um dos executivos da empreiteira mais próximos do ex-presidente Lula, foi negada pelos procuradores da Lava Jato e da Procuradoria-Geral da República.

Eles consideram que as informações dadas pelo ex-executivo estão incompletas e que há indícios de que Alencar estaria protegendo personagens que são alvos dos depoimentos, como o ex-presidente.

Leia mais

 

Crivella lidera no Rio 

O senador Marcelo Crivella (PRB) tem 51% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, contra 25% do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL). Os dados são da pesquisa do Ibope divulgada ontem.

Já 21% dos entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo, e 3% afirmaram não saber em quem votar. Considerando apenas as intenções de votos válidos, que excluem brancos e nulos, Crivella tem 67%, contra 33% de Freixo.

Leia mais

 

Violência no Rio 

Depois de um dia de intensos tiroteios, os morros do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, foram ocupados por policiais do Bope.

Os confrontos começaram na manhã de ontem e resultaram em três policiais baleados, três suspeitos mortos e oito presos.

Leia mais

 

Haiti devastado 

A comunidade internacional precisa se mobilizar para ajudar o Haiti, país devastado pelo furacão Matthew. O pedido foi feito pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Pelo menos 1,4 milhões de pessoas precisam de assistência no país. Mais de 300 escolas foram destruídas e as reservas alimentares do Haiti ficaram inutilizadas.

Leia mais

 

Desligue o seu Galaxy Note7! 

A Samsung pediu para que os usuários que tenham um Galaxy Note7 o mantenham desligados e fora de uso. A medida foi tomada depois de relatos em todo o mundo sobre incêndios em aparelhos que foram distribuídos para substituir outros que tinham apresentado o mesmo problema.

Em nota, a empresa sul-coreana declarou que vai 'pedir a todas as parceiras comerciais para parar de vender e trocar os Galaxy Note7 enquanto a investigação estiver em andamento'.

Leia mais

 

Brasil sem Neymar 

A seleção brasileira busca hoje a quarta vitória seguida sob o comando do técnico Tite. O time visita a Venezuela na noite de hoje na cidade de Mérida, e pode se tornar líder das Eliminatórias caso ganhe a partida e o Uruguai não vença a Colômbia. Neymar é desfalque, suspenso pelo segundo cartão amarelo.

Você pode acompanhar este jogo ao vivo a partir das 21h30 pelo aplicativo Placar UOL ou pelo site uol.com.br.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos