Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 07/11, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

Não deu para ir

Neste ano, 3 em cada 10 candidatos inscritos no Enem não fizeram a prova. No total, cerca de 2,5 milhões de pessoas não compareceram.  A taxa representa um aumento de 2,4 pontos percentuais em comparação com o ano passado.

O cálculo não computou os candidatos que vão fazer a prova nos dias 3 e 4 de dezembro por conta das ocupações das escolas.

Leia mais

 

Gabarito na quarta

O gabarito oficial do Enem vai ser divulgado na próxima quarta-feira pela manhã. É o que diz a presidente do Inep, Maria Inês Fini. As respostas vão ser divulgadas no site do Enem enem.inep.gov.br. Até lá, os gabaritos disponíveis vão ser os extraoficiais, feitos por colégios espalhados pelo país.

Você pode ver a resolução comentada da prova no novo aplicativo UOL ou no site uol.com.br.

Leia mais
 

Semana importante no Senado

O Senado vai ter duas votações importantes nesta semana. A PEC do teto dos gastos públicos vai ser discutida na Comissão de Constituição e Justiça amanhã. Na quarta-feira a comissão deve votar a proposta.

Já a PEC da reforma política deve ser o único tema discutido pelo plenário do Senado. A proposta estabelece o fim das coligações partidárias e também da cláusula de barreira para os partidos terem acesso a tempo de TV e rádio.

Leia mais

 

Futuro dos EUA

As últimas pesquisas nos Estados Unidos, faltando um dia para as eleições presidenciais, dão à candidata democrata, Hillary Clinton, uma vantagem entre 3 e 5 pontos percentuais sobre o republicano Donald Trump.

Além disso, o FBI descartou neste domingo apresentar qualquer acusação formal contra Hillary Clinton pelos e-mails trocados quando era secretária de Estado.

Leia mais
 

Juntos pelo planeta

A COP22, 22ª Conferência da ONU sobre o Clima, começa hoje e vai até dia 18. Com o Acordo de Paris em vigor, o desafio dessa edição será estabelecer ferramentas que garantam o cumprimento das metas de redução das emissões de carbono.

A delegação brasileira está em Marrakech, em Marrocos, com uma lista de propostas. Dentre elas, está a regulamentação do mercado de carbono.

Leia mais
 

Crise na saúde

Um ano depois da primeira identificação do surto de zika no Brasil, a OMS ainda não tem respostas para lutar contra o vírus. Desde 2007, 73 países registraram a transmissão da doença. Desses, 67 foram alvo de surto desde 2015. Em 12 países, a OMS identificou a transmissão entre pessoas, numa indicação de contaminação por contato sexual.

Nesse mesmo período, 26 países registraram um salto em casos de microcefalia e outras más-formações "potencialmente associadas com a zika".

Leia mais
 

Precisa limpar seu nome?

A partir desta semana, os quase 60 milhões de inadimplentes em todo o país poderão renegociar suas dívidas em mutirões presenciais ou pela internet, organizados pelas empresas de proteção ao crédito.

A versão on-line do Feirão Limpa Nome da Serasa começa amanhã. As opções presenciais têm datas variadas. O da Serasa em São Paulo acontece no Shopping Itaquera entre os dias 22 e 26. Você pode ver a lista completa no site uol.com.br

Leia mais
 

Palmeiras quase lá

O Palmeiras venceu o Internacional por 1 a 0 e aumentou ainda mais a vantagem sobre o segundo colocado no Brasileirão, que agora é o Santos. A diferença subiu para seis pontos. Isso porque o alvinegro praiano venceu a Ponte Preta por 2 a 1 e contou com o empate sem gols do Flamengo no clássico contra o Botafogo.

O Fluminense perdeu por 4 a 2 para o Cruzeiro. Depois da partida o técnico Levir Culpi foi demitido pela diretoria.

Leia mais
 

Dia de pipoca

Hoje é dia de cinema por um preço amigo! Na 17ª edição do Projeta Brasil, na Rede Cinemark, serão exibidos durante todo o dia 32 filmes nacionais em sessões que custam R$ 3 cada.

São títulos como Nise - O Coração da Loucura e Mais Forte que o Mundo - A História de José Aldo. Você pode ver toda a programação no aplicativo Guia UOL.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos