Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 21/11, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

Atuação ilegal

Sessões de espancamentos em matagais, utilização de palmatórias, presos apresentados diretamente à Justiça, sem passar por delegacias, e mortes. Essas são algumas das denúncias contra policiais militares da Bahia que estão sendo apuradas pelo Ministério Público desde o mês de maio.

O UOL apurou que a postura de PMs em investigações ilegais tem gerado tensão entre a Polícia Civil e Militar. Investigadores, sob a condição de anonimato, revelaram incômodo a respeito da atuação dos colegas. Em resposta, a Polícia Militar da Bahia informou que está em fase de planejamento final para a implantação de uma ronda disciplinar para orientar e corrigir desvios de conduta.

Leia mais

 

Queda de helicóptero

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Roberto Sá, afirmou que, até agora, os laudos do IML (Instituto Médico Legal) indicam que nem um dos quatro policiais mortos e nem o helicóptero da Polícia Militar foram atingidos por disparos de arma de fogo. O acidente aconteceu sábado na Cidade de Deus.

Questionado sobre a possibilidade de falta de manutenção na aeronave, o secretário afirmou que "tudo é possível", mas reforçou que apenas a perícia vai mostrar a real causa do acidente.

Leia mais

 

Passos lentos

A piora das previsões para o crescimento da economia começa a gerar críticas ao governo Temer pela demora na adoção de medidas para incentivar o investimento. Uma ala da equipe presidencial quer acelerar ações nessa área para tirar o país da recessão.

Um interlocutor do presidente disse à Folha que o governo está num ritmo de quatro anos e precisa urgentemente entrar numa velocidade de quem só tem dois anos de mandato para estimular o crescimento.

Leia mais

 

Reformulação no BB

O Banco do Brasil anunciou ontem um plano de reestruturação que pretende fechar 781 agências no país. Em comunicado, a instituição informou que as mudanças vão ser feitas ao longo de 2017 e têm como objetivo se adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes.

Com a reformulação, o banco espera economizar R$ 750 milhões. Além disso, um programa de incentivo à aposentadoria vai ser aberto para diminuir em cerca de 10 mil o número de funcionários, que hoje são 190 mil.

Leia mais

 

Dor sem trégua

Dados do INSS já mostram que a maior incidência de casos de chikungunya produziu mais um impacto: o aumento do número de trabalhadores afastados por dores crônicas. Além dos sintomas iniciais de febre e olhos vermelhos, pacientes têm inflamações nas articulações e dores no corpo todo.

Neste ano, o Ministério de Desenvolvimento Social já registra ao menos 941 concessões de auxílio-doença por causa da chikungunya.  Só que o número pode representar mais de um pedido por pessoa, já que pode ser renovado. No país, já são 156 mortes confirmadas em 2016 por causa da doença.

Leia mais

 

Aquecimento global

Caso as emissões de gases estufa continuem no patamar atual, o gelo do Ártico vai virar água em 2050. É o que indica um estudo feito por pesquisadores do Instituto Max Planck de Meteorologia, na Alemanha, e do London College, na Inglaterra.

Cada tonelada de CO2 provoca a perda de 3 m² de gelo marinho. Para se ter uma ideia, isso significa que um pedaço de gelo é derretido a cada ano pela circulação de um carro 1.0 econômico movido a gasolina.

Leia mais

 

Black Friday ou "black fraude"?

Hoje ainda é segunda, mas já se programou para os descontos que as lojas oferecem na Black Friday no dia 25? E importante ficar atento para não cair na "black fraude". Especialistas alertam os consumidores a verificarem bem os preços, já que é uma reclamação comum as lojas aumentarem os valores para depois oferecerem descontos.

Outra dica é ter atenção quanto ao prazo de entrega e valor do frete. Quem estiver se programando para compras de Natal, por exemplo, se o prazo for de 20 dias os presentes vão ficar para depois.

Leia mais

 

Com a mão na taça

O Palmeiras fez a parte dele na tarde deste domingo e venceu o Botafogo por 1 a 0, no Allianz Parque, com gol de Dudu. Só que o torcedor ainda não pôde soltar o grito de campeão, já que o Santos empatou com o Cruzeiro em 2 a 2 e deixou o título do Campeonato Brasileiro em aberto.

A conquista deixou o Palmeiras bem perto do título. Com o empate do Flamengo em 2 a 2 com o Coritiba, o time alviverde, que soma 74 pontos, precisa só empatar para ser campeão.

Leia mais

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos