Topo

Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 29/11, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

29/11/2016 07h50

Tragédia na Colômbia

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín desapareceu do radar e sofreu um acidente perto da cidade colombiana de La Unión.

A polícia de Medellín confirmou a morte de 76 pessoas. Viajavam no voo 72 passageiros e nove tripulantes.  No total, eram 48 passageiros da Chapecoense, incluindo 22 jogadores e a comissão técnica; 21 jornalistas e três convidados.

O time ia para o primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana. Alguns atletas da Chapecoense não viajaram com a equipe. A lista inclui os seguintes jogadores: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima.

Leia mais

 

Jogo cancelado

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) cancelou a decisão da Copa Sul-Americana entre Atlético Nacional e Chapecoense após o acidente.

A Chapecoense tentou fretar um avião para fazer a viagem direto para Medellín, mas foi impedida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Parte da equipe acabou embarcando no voo comercial que sofreu o acidente.

O avião que sofreu um acidente com o time da Chapecoense é novo, tem apenas 17 anos de uso e era o único da companhia aérea Lamia, da Bolívia.

Leia mais

 

Roda mundo, roda-gigante

Novo ministro da Cultura, Roberto Freire criticou no Roda Viva o veto de Chico Buarque ao uso da música Roda Viva como tema de abertura do programa da TV Cultura. Para Freire, a proibição parte de um “processo de crescente intolerância”.

A música deixou de ir ao ar pela primeira vez desde 2008 e foi substituída por vinhetas antigas.

Leia mais
 

Cadê Geddel?

O contrato de compra de um apartamento assinado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima não foi incluído pela empresa responsável por prédio em Salvador em recurso apresentado ao Iphan. No documento, eram listados todos os contratos de venda com o objetivo de demonstrar que a paralisação da obra prejudicaria os futuros moradores.

Geddel pediu demissão uma semana após ter sido acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de pressioná-lo pela liberação do edifício próximo a monumentos tombados.

Leia mais

 

Julgamento em São Paulo

O primeiro dia de julgamento de Elize Matsunaga, realizado ontem em São Paulo, foi marcado pelos depoimentos sobre a compra de uma serra elétrica no dia do crime. Também foi discutida a investigação de uma traição conjugal cometida por Marcos Matsunaga.

O julgamento continua hoje. Se condenada à pena máxima pedida pela acusação, ela pode pegar até 33 anos de prisão –30 por homicídio triplamente qualificado e três por ocultação e destruição de cadáver.

Leia mais
 

Brasil rumo à Lua

Um time de cientistas de instituições de ponta do Brasil, junto com iniciativa privada, pretende lançar até 2020 a primeira missão do país à Lua. Será um nanossatélite com experimentos científicos.

Batizado de Garatéa-L, o pequeno satélite terá o objetivo de realizar pesquisas para estudar características da vida no espaço.

Leia mais
 

Xiii, Inter...

Mesmo sem entrar em campo ontem, o Internacional deu mais um passo em direção à Série B do Brasileiro.

Isso porque o Vitória, principal concorrente na luta contra o rebaixamento, venceu o Coritiba por 1 a 0 e deixou os gaúchos em situação extremamente complicada para a última rodada.

Leia mais
 

A dominação geek

Na terceira edição em São Paulo, a Comic Con Experience começa na quinta-feira (1º) com o dobro do tamanho. Serão 200 mil visitantes até domingo (4), em um pavilhão de 115 mil metros quadrados onde haverá palestras, sessões de autógrafos e estandes.

Quem desembolsar a partir de R$ 300 por dia poderá ver de perto celebridades do mundo dos quadrinhos e da ficção. Neste ano, o evento homenageia a obra de Renato Aragão, o Didi, que participa da abertura.

Leia mais