Topo

Giro UOL traz os destaques da manhã desta quarta, 30/11, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

30/11/2016 08h04

Apoio às vítimas na Colômbia

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, viaja hoje para a Colômbia para chefiar os trabalhos do governo brasileiro nas ações de apoio às vítimas da tragédia com a equipe da Chapecoense.

Além disso, as autoridades colombianas vão colocar 222 profissionais à disposição dos parentes dos passageiros que estavam no avião. Os familiares terão acompanhamento psicológico, além de tradutores e assistentes sociais.

Julio Bitelli, o embaixador brasileiro na Colômbia, afirmou que os corpos das vítimas devem começar a ser liberados em até 48 horas. Se a previsão se confirmar os corpos das 71 vítimas devem começar a voltar ao Brasil amanhã.

Leia mais

 


Todos pela Chape

A CBF estuda uma proteção à Chapecoense na disputa do Campeonato Brasileiro de 2017. A ideia é um artigo que garanta a manutenção da equipe na Série A independentemente da colocação no campeonato. Os principais clubes da primeira divisão já apoiam a decisão.

Além disso, a intenção do Atlético Nacional de declarar a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de 2016 pode não ser o suficiente. A Conmebol ainda vai precisar consultar os demais times colombianos antes de tomar uma decisão e dar uma vaga para o time brasileiro na Libertadores de 2017.

Leia mais
 


Votação da PEC do Teto

O Senado aprovou na noite de ontem a PEC do Teto de Gastos em primeiro turno. A proposta limita os gastos públicos por 20 anos e ainda vai ser submetida a uma segunda votação. Só 14 senadores votaram contra, 61 foram favoráveis.

Um protesto contra a aprovação da PEC do Teto dos Gastos reuniu cerca de dez mil pessoas em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. A manifestação terminou em confronto com a polícia e pelo menos três pessoas presas.

Leia mais
 


Pacote anticorrupção

Aprovado por 450 votos contra 1 no início da madrugada de hoje, o texto-base do projeto de lei das medidas anticorrupção recebeu diversas alterações em sessão extraordinária na Câmara.

Entre as mudanças está a inclusão da possibilidade de juízes e promotores responderem por crime de abuso de autoridade. A emenda é alvo de críticas da força tarefa da operação Lava Jato e teve 313 votos a favor e 132 contrários.

Leia mais

 

Pelo direito da mulher escolher

O STF abriu um precedente e não viu crime na prática de aborto realizada durante o primeiro trimestre de gestação - independentemente do motivo que leve a mulher a interromper a gravidez.

A decisão vale apenas para um caso específico, mas, mesmo assim, pode embasar decisões feitas por juízes de outras instâncias em todo o país.

Leia mais

 

Agora é lei

O presidente Michel Temer sancionou a lei que acaba com a obrigatoriedade da Petrobras em explorar o pré-sal. Para o presidente, a participação obrigatória da estatal era “exagerada”. Agora, outras petroleiras podem explorar a camada.

A estatal brasileira ainda vai ter preferência para escolher os blocos em que pretende atuar. 

Leia mais

 

Famílias desamparadas

A Justiça de Minas Gerais prorrogou para dois anos o prazo que a mineradora Samarco terá para indenizar as vítimas do estouro da barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em novembro do ano passado.

A empresa é responsável pelo rompimento da estrutura que matou 19 pessoas e lançou um mar de lama na bacia do Rio Doce, sendo considerado o pior desastre ambiental do país.

Leia mais
 

 

Júri de Elize continua

Ontem, no segundo dia de julgamento de Elize Matsunaga, o principal depoimento foi de Mauro Kitano, irmão do empresário Marcos Matsunaga. Mauro disse que um reverendo que fazia terapia para o casal orientou que Marcos trancasse um armário com armas que tinha e destruísse a chave. O religioso ainda teria pedido que Marcos tomasse cuidado com Elize.

O julgamento continua hoje. Segundo a defesa, Elize não vai responder às perguntas da acusação sobre morte e esquartejamento do marido.

Leia mais
 

 

Adeus, Fidel

O grande ato público na praça da Revolução de Havana para que os cubanos se despeçam de Fidel Castro começou ontem com uma multidão presente. Participam do evento mais de 20 representantes de países de todo mundo. O Brasil esteve representado pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra.

As cinzas de Fidel partem hoje para uma caravana entre Havana e Santiago de Cuba.

Leia mais
 


Cristóvão no Vasco

Cristóvão Borges é o novo técnico do Vasco. O clube ignorou o momento de luto do futebol brasileiro e anunciou o novo treinador para “evitar especulações”. O presidente do Vasco, Eurico Miranda, disse que tem pressa para definir o planejamento do time para 2017.

Esta é a segunda passagem de Cristóvão pelo clube carioca. Ele trabalhou no time entre 2011 e 2012.

Leia mais