Giro UOL traz os destaques da manhã desta quinta, 1/12, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

Pane seca derrubou avião

As autoridades colombianas confirmaram que o avião da delegação da Chapecoense voava com menos combustível do que mínimo exigido por lei. A avaliação é de que a "pane seca" deu origem ao problema elétrico que acabou por derrubar a aeronave.

As conclusões preliminares partem da constatação de que não havia combustível nos destroços e da gravação das conversas entre a torre de controle e o avião.

Leia mais

 

Emoção em Chapecó e Medellín

A Arena Condá recebeu ontem uma homenagem às vítimas do desastre aéreo com o voo da Chapecoense. As arquibancadas do estádio de Chapecó se encheram de torcedores, que aplaudiram, cantaram e oraram.

Na Colômbia, torcedores do Atlético Nacional também encheram os 45 mil lugares do estádio em Medellín no horário em que o time faria a final contra a Chapecoense. O ministro Relações Exteriores José Serra chorou e fez um discurso de agradecimento aos colombianos.

Leia mais
 


Encontro de Lula e Moro

Em depoimento para o juiz Sérgio Moro ontem, Lula disse que acredita "que tenha sido o PMDB" que indicou os nomes de Nestor Cerveró e Jorge Zelada para a diretoria da área internacional da Petrobras. O ex-presidente é uma das testemunhas da defesa do ex-deputado Eduardo Cunha.

Segundo Lula, todos os partidos que compuseram a base do governo participaram na indicação de cargos da Petrobras.

Leia mais

 

Calma, Renan

O plenário do Senado rejeitou um requerimento de urgência feito por Renan Calheiros para votar ainda ontem o pacote de medidas anticorrupção aprovado pela Câmara. Foram 44 votos contrários e 14 a favor da urgência. Dos 14 senadores que votaram em favor da urgência, 7 são investigados pela operação Lava Jato.

Com a derrota, Renan Calheiros terá de enviar a proposta a uma comissão do Senado.

Leia mais
 


Crime brutal em São Paulo

Elize Matsunaga esquartejou o marido enquanto ele ainda estava vivo, mas, "tecnicamente, não agiu sozinha". As conclusões são do médico legista Jorge Pereira de Oliveira. O legista foi ouvido ontem no júri popular de Elize.

Ela responde pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e destruição e ocultação do cadáver de Marcos Matsunaga, praticados em maio de 2012 em São Paulo.

Leia mais

 

Finalmente, paz?

A Câmara da Colômbia referendou ontem, por maioria absoluta, o acordo de paz assinado no dia 24 de novembro entre o governo e as Farc.

Com 130 votos a favor e nenhum contra, o segundo acordo feito para encerrar os 52 anos de conflito armado fica pronto para a implementação.

Leia mais

 

Educação em queda

As universidades brasileiras caíram na avaliação de um dos principais rankings universitários. Pela primeira vez desde 2013, o país não aparece nas dez primeiras posições das instituições mais prestigiadas dos países emergentes.

A Universidade de São Paulo (USP) era a única instituição brasileira que aparecia entre as dez primeiras, mas caiu da 9ª posição para a 13ª. O ranking é feito pela revista britânica Times Higher Education (THE).

Leia mais

 

Divirta-se!

A Comic Con Experience, que começa hoje em São Paulo, promete agradar dos nostálgicos entusiastas de Cavaleiros do Zodíaco até quem gosta dos quadrinhos da Marvel. Na terceira edição no país, o evento dobrou de tamanho para receber até 200 mil pessoas até domingo.

Os ingressos custam de R$ 300 a R$ 6.999 e estão esgotados só para sábado. Quem doar um livro paga meia-entrada. Você acompanha a cobertura do evento no Snapchat uoloficial.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos